Quanto Rayssa Leal Faturou Ao se Tornar Tricampeã Mundial de Skate Street

  • Autor do post:
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Acostumada a façanhas incríveis sob pressão, a maranhense Rayssa Leal, de apenas 16 anos, voltou a fazer história no domingo (15) ao se tornar a primeira atleta do país a conquistar o tricampeonato na Liga Mundial de Skate Street (SLS, na sigla em inglês). Atrás no placar ao errar as duas primeiras apresentações das manobras no Super Crown (competição final que define o campeão da temporada), Rayssa levou o Ginásio Ibirapuera ao delírio ao cravar nota 9.1 na quinta e última chance, vencendo de virada a disputa com quatro japonesas (duas delas campeãs olímpicas) e uma australiana.

A brasileira levantou o troféu e o prêmio de US$ 100 mil dólares (o equivalente a R$ 600 mil) ao somar 35.4 pontos. Campeã olímpica em Paris, a japonesa Coco Yoshizawa (34,2) foi a segunda colocada e a compatriota Yuemeda Oda (33.7) a terceira no pódio.

Leia também

Forbes Mulher

Rayssa Leal é campeã mundial de skate street

Forbes Mulher

Mulheres brilham e dominam quadro de medalhas do Brasil em Paris

Forbes Mulher

Rayssa Leal: pontuação recorde garante 2ª medalha aos 16 anos

“Eu não tenho palavras o suficiente. Tudo isso que aconteceu hoje vale mais do que esse troféu”, disse a maranhense de Imperatriz, m entrevista à TV Globo logo após a conquista.

O controle emocional, de fato, fez toda a diferença. Bronze em Paris, Rayssa correu risco de ficar fora do pódio no domingo ao errar as duas primeiras manobras na segunda parte da competição. Mas Fadinha – apelido que ganhou na infância ao andar de skate fantasiada – mostrou mais uma vez porque é conhecida como Rainha do Gelo.

Na primeira parte da disputa (duas voltas de 45 segundos), arrancou aplausos dos oito mil torcedores no Ibirapuera, com notas 8.2 e 8.5. No entanto, na soma total das duas voltas, Rayssa terminou atrás da revelação australiana Chloe Covell, de apenas 14 anos. A competição previa ainda cinco apresentações de manobras, sendo que apenas as três melhores notas seriam consideradas na pontuação.

Aí veio o susto: Rayssa Leal caiu nas duas primeiras rodadas e zerou na pontuação. A brasileira viu a liderança se alternando entre a australiana Chloe e o quarteto asiático (Momiji Nishiya, Yumeka Oda, Coco Yoshizawa e Liz Akama).

Sem poder errar mais, Rayssa foi para o tudo ou nada e arrancou notas excelentes nas três últimas apresentações de manobras para manter o Brasil na hegemonia no skate street feminino mundial. As notas decisivas foram 9.1, 8.7 e 9.1.

“Foi um ano muito bom, de muito aprendizado, físico e mentalmente. Foi difícil, driblamos as dificuldades e deu tudo certo. É tudo ou nada.”
Rayssa Leal, ao se tornar tricampeã mundial de skate street

Escolhas do editor

Escolhas do editor

Power Lunch Celebra 1ª Edição da Forbes Pequenas Gigantes

Escolhas do editor

Guia Forbes: os Melhores Restaurantes de Nova York em 2024

Escolhas do editor

Lista Forbes: as Mulheres Mais Poderosas do Mundo

O post Quanto Rayssa Leal Faturou Ao se Tornar Tricampeã Mundial de Skate Street apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário