Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Bom dia. Estamos na terça-feira, 3 de dezembro.
Cenários
Esta terça-feira (3) terá dois indicadores de atividade econômica bastante relevantes. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve divulgar a variação do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre. E nos Estados Unidos o Bureau of Labor Statistics, que acompanha as estatísticas de emprego, deve informar o relatório JOLT de outubro, equivalente ao Caged brasileiro.
Leia também
Começando pelo PIB. A mediana das projeções dos especialistas é de uma desaceleração no crescimento do terceiro trimestre para 0,8%, ante o avanço de 1,4% no segundo trimestre, sempre na comparação com o trimestre anterior.
Já nos Estados Unidos a expectativa é de um JOLTs forte, com a existência de 7,49 milhões de vagas de trabalho, acima dos 7,443 milhões registradas em setembro.
Apesar da expectativa de desaceleração, os números devem indicar que a economia brasileira segue crescendo de maneira robusta. No entanto, a base de comparação mais elevada deve reduzir a expansão em termos relativos
A projeção dos analistas para o lado da oferta é que os setores de indústria e serviços mostrem resultados positivos, enquanto a atividade deverá encolher no setor agrícola devido à estiagem do terceiro trimestre.
No lado da demanda, o crescimento será impulsionado pelo aumento do consumo, favorecido pela alta na renda e no crédito, e pelos investimentos, que também devem contribuir para o desempenho do trimestre.
Perspectivas
Os números do PIB brasileiro e do mercado de trabalho americano podem confirmar que ambas as economias seguem crescendo apesar dos juros mais altos. O diagnóstico é semelhante nos dois países. A alta dos salários, o desemprego baixo e a resiliência da demanda mantém o nível de atividade aquecido apesar dos juros altos. E, dependendo dos resultados, será bastante provável que os investidores sigam esperando políticas monetárias mais apertadas ou apertadas por mais tempo.
Indicadores
Brasil
PIB trimestral (3ª trim)
Esperado: + 0,8%
Anterior: + 1,4%
PIB trimestral (12m)
Esperado: + 4,0%
Anterior: + 3,3%
Estados Unidos
Relatório JOLTs (Out)
Esperado: 7,49 milhões
Anterior: 7,443 milhões
O post Pré-mercado: PIB no Brasil e Empregos nos EUA apareceu primeiro em Forbes Brasil.