Pré-mercado: Início da Reunião do FED e Ata do Copom

  • Autor do post:
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Bom dia. Estamos na terça-feira, 17 de dezembro.

Cenários

Nesta terça-feira (17) será divulgada a Ata da 267ª reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), realizada nos dias 10 e 11 de dezembro. A elevação de 1,00 ponto percentual na taxa de juros referencial Selic não foi uma surpresa tão grande assim. O que surpreendeu o mercado foi a volta do “forward guidance”, em que o Copom se compromete com mais duas elevações de juros na mesma magnitude.

Leia também

Forbes Money

Dólar Ignora Intervenções do BC, Bate Novo Recorde e se Aproxima dos R$ 6,10

Forbes Money

BC Faz Leilão no Mercado à Vista Mas Não Contém Alta do Dólar

Forbes Money

Dólar Fecha Acima dos R$ 6 em Sessão Pós-Copom

As perspectivas para a inflação não são boas. É praticamente certo que neste ano o teto da meta de inflação será rompido. E a edição mais recente do Relatório Focus, divulgada na segunda-feira (16), mostra que as projeções do mercado para 2025 também são de inflação acima da meta.

Para complicar ainda mais um quadro já adverso, a reunião da semana passada será a última com o Banco Central (BC) presidido por Roberto Campos Neto. A partir do próximo ano (ou seja, em duas semanas), a autarquia será comandada por Gabriel Galípolo, indicado por Luiz Inácio Lula da Silva e com uma trajetória econômica menos ortodoxa do que a de Campos Neto.

Perspectivas

A questão é quanto dessas discussões estarão expressas na Ata que será divulgada nesta manhã. Espera-se um texto duro, mas a dúvida é quanto da austeridade do Copom estará garantida para 2025. Isso é o que os investidores esperam ler.

No cenário internacional, começa nesta terça-feira a última reunião do ano do Federal Open Market Committee (Fomc), o Copom americano. Há uma grande probabilidade de que os juros nos Estados Unidos sejam reduzidos em 0,25 ponto percentual, para o intervalo entre 4,25% e 4,50%. No entanto, a dúvida é o que deverá ocorrer nas próximas reuniões. Até poucos meses atrás, a mediana das projeções era de que os juros referenciais americanos estariam no intervalo entre 3,00% e 3,25% em dezembro do ano que vem. No entanto, projeções mais recentes elevaram esse intervalo para a faixa entre 3,75% e 4,00%. E esse meio ponto percentual de diferença terá implicações drásticas sobre as taxas de câmbio dos países emergentes, Brasil entre eles.

Indicadores

Brasil

Ata do Copom

Estados Unidos

Vendas do varejo (Nov)

Esperado: + 0,6%

Anterior: + 0,4%

Núcleo das vendas do varejo (Nov)

Esperado: + 0,4%

Anterior: + 0,1%

O post Pré-mercado: Início da Reunião do FED e Ata do Copom apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário