Otimismo: 72% dos CFOs Esperam alta de 10% ou mais na receita em 2025

  • Autor do post:
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

Embora 2025 prometa desafios, os CFOs dizem estar otimistas em relação ao crescimento de receitas. Ao menos 72% dos participantes de uma pesquisa da consultoria pela FTI Consulting, obtida com exclusividade pela Forbes, afirmaram esperar um crescimento de receita de pelo menos 10% neste ano em relação a 2024. A consultoria entrevistou 655 executivos de finanças da África, América do Norte, Ásia, Austrália, Europa e Oriente Médio em julho de 2024.

A maioria (84%) dos entrevistados afirmou que a tecnologia financeira será o principal foco de investimento para 2025. Não por acaso, para 86% dos CFOs será um dos principais investimentos, ao lado de inteligência artificial e automação. No entanto, os investimentos desse último item recuaram 23% em relação ao ano anterior, devido a restrições orçamentárias e escassez de mão de obra especializada.

Leia também

Forbes Money

Mercado Volta a Subir Projeção para o Dólar em 2026

Forbes Money

Mercado Vê Selic Mais Alta Neste Ano, com Inflação Maior em 2025 e 2026

Forbes Money

Ibovespa perde os 119 mil pontos e fecha em mínima em mais de um ano

Potenciais Desafios

O documento também revela as principais angústias dos executivos, além de destacar o protagonismo cada vez maior da função nas estratégias empresariais.

A pesquisa detectou que os CFOs afirmam precisar desenvolver inovações para reter e contratar pessoas, como forma de garantir que as equipes estejam capacitadas para colocarem em prática as estratégias de crescimento. Em torno de 24% dos participantes admitiram que isso é uma preocupação e 36% afirmaram que a questão será uma prioridade em 2025.

Segundo o relatório, uma forma de manter os talentos na empresa é ter estratégias de trabalho dinâmicas, com trabalho mais flexível e oportunidades para requalificação, sem deixar de investir em bem-estar.

Prever cenários também passou a ser mais importante. Pelo menos 85% dos executivos afirmaram que buscam aprimorar a precisão das previsões, para melhor gerenciarem as incertezas e otimizarem a alocação de capital. Estar melhor preparado para adversidades foi motivador para que 57% direcionassem maior investimento nessa melhora.

Essa preocupação pode ser explicada pelo que foi registrado no relatório quanto à volatilidade do mercado. Mais de 70% dos CFOs afirmaram que a alta da inflação é a sua principal preocupação, ao lado de interrupções na cadeia de suprimentos (60%) e pressão competitiva crescente (70%).

Embora seja um avanço, a tecnologia é considerada um aliado complexo, que pode impulsionar ou prejudicar os negócios. Quando se trata de defasagem, 79% dos executivos falam que isso dificulta suas funções financeiras. No que tange a processos manuais, esse número sobe para 82% dos respondentes.

Relevância da Função

De acordo com o documento, um CFO desempenha um papel crítico em meio às incertezas e transformações do mundo atual. O cargo vai além da gestão financeira tradicional, tornando-se uma estratégia para encarar diferentes desafios.

Para 42% dos entrevistados, um executivo de finanças tem tempo médio de permanência de cinco ou mais anos. O percentual é 5% maior ao que foi registrado no ano passado. A FTI Consulting acredita que o fenômeno pode ser explicado pela maior estabilidade do mercado, maior foco em estratégias de longo prazo e o fato de os CFOs, muitas vezes, passarem a ocupar o cargo de CEO.

Escolhas do editor

Escolhas do editor

Empresa de IA Chinesa DeepSeek Está Fazendo as Ações da Nvidia Desabarem

Escolhas do editor

Forbes CEO: Lívia Chanes e Seus 100 Milhões de Clientes no Brasil

Carreira

Guia do CEO: as Perguntas que Todo Líder Deve Responder

O post Otimismo: 72% dos CFOs Esperam alta de 10% ou mais na receita em 2025 apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário