Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O Met Gala de 2025 celebrará a exposição de primavera de 2025 do Costume Institute do Metropolitan Museum of Art, intitulada “Superfine: Tailoring Black Style”. O evento será co-presidido por Colman Domingo, Lewis Hamilton, A$AP Rocky e Pharrell Williams, além da editora-chefe da Vogue, Anna Wintour, que atua como co-presidente há anos.
Em antecipação ao evento na noite desta segunda-feira (5), confira abaixo os temas mais memoráveis do Met Gala nos últimos dez anos.
2024: “Sleeping Beauties: Reawakening Fashion”
O tema do ano passado abordou conceitos de moda arquivística e a preservação de peças valiosas. Com o código de vestimenta “The Garden of Time”—inspirado no conto de 1962 de J.G. Ballard—alguns convidados usaram trajes que remetiam a elementos clássicos do tempo, como o vestido da Balmain de Tyla, inspirado em “areias do tempo”. Outros apostaram em aplicações florais, estampas e paletas de cores florais, como o vestido Loewe adornado com flores tridimensionais usado por Ayo Edebiri.
2022: “In America: An Anthology of Fashion”
Conhecido por muitos como a noite em que Kim Kardashian usou um dos vestidos originais de Marilyn Monroe, o Met Gala de 2022 trouxe elementos da moda tradicional norte-americana ao tapete vermelho do museu. Entre os destaques, Billie Eilish vestiu um modelo Gucci personalizado inspirado na era da Regência, e Blake Lively apresentou uma interpretação transformadora da Estátua da Liberdade. A diversidade da história da moda do país foi o ponto central da noite.
2019: “Camp: Notes on Fashion”
Considerado um dos tapetes vermelhos mais populares da última década—com visuais ainda recorrentes nas redes sociais—, o Met Gala de 2019 propôs que os convidados representassem o conceito de Camp com “C” maiúsculo. Algumas celebridades, como Lady Gaga, optaram por uma leitura literal do tema, trocando de roupa quatro vezes no tapete, com peças assinadas por Brandon Maxwell. Outras, como Harry Styles, escolheram uma abordagem mais contida, com detalhes marcantes, como calças de cintura extremamente alta e uma blusa preta transparente.
2018: “Heavenly Bodies: Fashion and the Catholic Imagination”
O tema de 2018 utilizou imagens tradicionais da religião, especialmente do catolicismo, para explorar a estética por meio da moda. Alguns exemplos foram Rihanna, com um traje bordado criado por John Galliano que fazia referência ao Papa; Zendaya, com um vestido-armadura da Versace que remetia a Joana d’Arc; e Ariana Grande, com um vestido Vera Wang personalizado estampado com uma reprodução em larga escala do afresco O Juízo Final, de Michelangelo, originalmente pintado na Capela Sistina.
2015: “China: Through the Looking Glass”
Tema do documentário The First Monday in May, o Met Gala de 2015 foi inspirado na influência cultural da China sobre a moda, segundo a exposição do Costume Institute. Um elemento comum entre os convidados foi o uso de adereços de cabeça que representavam símbolos, silhuetas e flores tradicionais chinesas. Entre os destaques, Sarah Jessica Parker usou um adereço vermelho criado por Philip Treacy, enquanto Selena Gomez optou por um enfeite de cabeça com orquídeas brancas. As estrelas incorporaram o tema da noite da cabeça aos pés.
O post Met Gala É Hoje: Relembre os Melhores Temas da Década apareceu primeiro em Forbes Brasil.