EUA Confirmam Primeiro Caso Grave de Gripe Aviária em Humano

  • Autor do post:
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos disseram nesta quarta-feira (18) que um paciente foi hospitalizado com um caso grave de infecção por H5N1 na Louisiana, marcando o primeiro caso humano conhecido de uma doença grave ligada ao vírus da gripe aviária nos EUA.

O caso foi confirmado pela agência na sexta-feira, segundo o CDC.

Leia também

Forbes Agro

H5N1 nos EUA: Os Erros da Covid-19 Estão se Repetindo para Gripe Aviária?

Forbes Agro

OMS Pede Vigilância Mais Forte para Gripe Aviária entre os Animais

Forbes Agro

Gripe Aviária Está se Espalhando Mais Rápido na União Europeia

O CDC disse que um caso esporádico de doença grave de gripe aviária H5N1 em uma pessoa não é inesperado, como já ocorreu em outros países em 2024 e em anos anteriores, inclusive em casos que levaram à morte. A agência disse que sua avaliação do risco para o público continua baixa.

Segundo o CDC, os dados parciais do genoma viral do paciente infectado mostram que o vírus pertence ao genótipo D1.1, detectado recentemente em aves selvagens e aves domésticas nos Estados Unidos e em casos humanos recentes na Colúmbia Britânica, no Canadá, e no estado de Washington.

Esse genótipo do vírus é diferente do genótipo B3.13 detectado em vacas leiteiras, em casos humanos de vários Estados e em alguns surtos de aves domésticas no país, informou o CDC.

Foi registrado um total de 61 casos humanos de gripe aviária H5 nos Estados Unidos desde abril, de acordo com o CDC.

Contexto

Uma variante da gripe aviária tem se espalhado nos Estados Unidos desde abril, quando a Food and Drug Administration (FDA) detectou vestígios do vírus H5N1 em algumas amostras de leite pasteurizado. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe aviária “não é facilmente transmitida de pessoa para pessoa” e raramente afeta humanos. O CDC ressalta que, na maioria dos casos anteriores, o contágio aconteceu por contato direto com aves.

Apesar disso, o risco de uma pandemia preocupa, já que a transmissão entre humanos tem “potencial pandêmico” e a doença é altamente letal para humanos, segundo o CDC. Por isso, cada caso precisa ser investigado para confirmar que não houve transmissão de pessoa para pessoa.

Entre janeiro de 2003 e o final de março deste ano, foram registrados 888 casos de infecção humana por gripe aviária no mundo, e cerca de 52% das pessoas infectadas morreram, informou a OMS.

*Com informações da Reuters

Escolhas do editor

Carreira

Dezembrite: Como Lidar com o Estresse de Fim de Ano

Carreira

Veja as Profissões em Alta para 2025; Salários Podem Chegar a Ser de R$ 80 Mil

Carreira

Oracle Abre Inscrições para Capacitação Gratuita em Tecnologia

O post EUA Confirmam Primeiro Caso Grave de Gripe Aviária em Humano apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário