Do Automóvel Ao Canteiro de Obras: Como a Ambar Está Reinventando a Construção Civil

  • Autor do post:
  • Tempo de leitura:8 minutos de leitura

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A construção civil é um dos setores mais tradicionais da economia, onde processos arcaicos e desperdícios ainda fazem parte da rotina. Foi diante desse cenário que surgiu a Ambar, com a missão de transformar o setor por meio da inovação, trazendo eficiência e sustentabilidade para um dos maiores mercados do mundo. Fundada por Bruno Balbinot, a empresa enxergou na construção uma oportunidade única de aplicar conceitos de industrialização e digitalização, revolucionando a maneira como se constrói no Brasil e no mundo.

“O setor ainda opera de forma muito semelhante ao que fazia há 100 anos. Nossa proposta é mudar essa realidade ao trazer um modelo mais industrializado e, recentemente, ao investir na digitalização de processos, garantindo maior previsibilidade, redução de desperdícios e um aumento significativo da eficiência”, afirma Ian Fadel, Presidente da Ambar.

Foto: arquivo pessoal

Ian Jove Bocchi Fadel, Presidente da Ambar

Hoje, a empresa se posiciona como uma referência na digitalização e industrialização de obras, trazendo mais produtividade e sustentabilidade ao setor. No entanto, para isso, o início da operação contou com um investimento anjo de R$ 3 milhões.

“Na verdade, antes mesmo da fundação, a companhia já havia atraído investidores anjo que acreditaram na ideia e em nosso potencial de transformação. Graças a um modelo de negócio escalável e inovador, alcançamos a lucratividade logo no primeiro ano, reinvestindo os ganhos para expandir o portfólio e acelerar o crescimento. Atualmente, já somos lucrativos há quase quatro anos e atingimos o breakeven após oito anos de operação”, explica o executivo.

Desde o início, os principais desafios da Ambar incluíram educar o mercado e convencer os clientes a adotarem novas formas de construção, bem como equilibrar a expansão com poucos recursos. Com o crescimento, novos desafios surgiram, como a gestão de um time cada vez maior e a busca por capital para sustentar o ritmo acelerado de expansão no Brasil e nos EUA.

Endeavor ajuda a vencer obstáculos

Para superar esses desafios, a Ambar encontrou na Endeavor mais do que uma rede de apoio: mas uma fonte de inspiração e conexões que ajudaram a transformar sua jornada. “Meu sócio é empreendedor Endeavor há 10 anos e a organização foi essencial para nosso crescimento. Agora, minha entrada no programa ajudará a levar a empresa ao próximo ciclo: lançar novos produtos, consolidar ainda mais a marca e ultrapassar R$ 1 bilhão em receita em curto espaço de tempo”, explica Fadel.

Para o executivo, a Endeavor fez com que a Ambar encontrasse não apenas um caminho para o crescimento, mas também uma nova perspectiva sobre o que é possível construir. Foi essa relação que deu segurança para a empresa enfrentar e enxergar cada obstáculo como uma nova oportunidade.

“Uma das histórias mais marcantes dessa jornada aconteceu na inauguração da fábrica da Ambar, quando um dos atendentes da Endeavor permaneceu com a equipe durante toda a noite, ajustando os últimos detalhes para garantir que tudo estivesse perfeito para o grande dia”. “A parceria vai muito além da estratégia, ela traz um comprometimento genuíno com o nosso sonho, nos mostrando que cada desafio superado nos aproxima do futuro que imaginamos”, relembra.

Olhando para os próximos passos, a Ambar pretende continuar inovando e expandindo sua atuação, levando soluções eficientes e sustentáveis para construtoras e microempresas do setor para além do Brasil. A empresa quer inspirar o setor a repensar a maneira como se constrói, demonstrando que a inovação pode ser o alicerce para um novo momento que está por vir.

A Endeavor é uma rede global presente em mais de 40 países e formada pelos empreendedores e empreendedoras que mais crescem no mundo. No Brasil desde 2000, acelera negócios com potencial escalável por meio do programa Scale-Up e promove conexões entre os maiores líderes do país e empreendedores em início de jornada. Também investe em startups em fases Seed e Series A, com o fundo Scale-Up Ventures.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Forbes Brasil e de seus editores.

O post Do Automóvel Ao Canteiro de Obras: Como a Ambar Está Reinventando a Construção Civil apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário