A Tencent, a empresa de internet mais valiosa da China, disse que o Hunyuan tinha mais de 100 bilhões de parâmetros e foi treinado com mais de 2 trilhões de tokens
A Tencent Holdings disse nesta quinta-feira (7) que as empresas podem agora usar seu modelo de IA (inteligência artificial) de grande linguagem, o “Hunyuan”, ao lançar o tão aguardado produto em meio a uma corrida de companhias de tecnologia para se tornarem campeãs de IA na China.
A gigante chinesa de tecnologia, proprietária da plataforma de mídia social WeChat, conduziu uma demonstração diante de uma audiência ao vivo, durante uma conferência em Shenzhen. A companhia disse que o Hunyuan se tornou a base de mais de 50 de seus produtos e serviços.
Leia também
Baidu está confiante de que chatbot de IA não cometerá erros em “tópicos sensíveis”
Elon Musk lança empresa de inteligência artificial xAI
“Em julho, havia mais de 130 grandes modelos linguísticos na China”, disse Jiang Jie, vice-presidente da Tencent. “Uma guerra de 100 modelos começou.”
A estreia do Hunyuan ocorre depois de várias empresas de tecnologia chinesas, incluindo Baidu Inc e Grupo SenseTime, revelarem recentemente seus próprios modelos de IA.
A Tencent, a empresa de internet mais valiosa da China, disse que o Hunyuan tinha mais de 100 bilhões de parâmetros e foi treinado com mais de 2 trilhões de tokens, duas métricas frequentemente usadas para medir o poder dos modelos de IA.
O modelo GPT-3 AI da OpenAI continha 175 bilhões de parâmetros em 2020 e o modelo Llama 2 da Meta Platform Inc tinha 70 bilhões de parâmetros em 2023.
A Tencent disse que seu modelo, capaz de conversar em chinês e inglês, era “melhor” que o ChatGPT da OpenAI em áreas como escrever textos longos com milhares de palavras e resolver certos problemas matemáticos.
O modelo também experimenta 30% menos alucinações em comparação com o Llama 2, acrescentou Tencent. Os especialistas em IA descrevem frequentemente momentos em que os modelos de IA geram informações incorretas, mas apresentam-nas como se fossem um fato, como “alucinações”.
Não houve verificação independente das afirmações da Tencent. ChatGPT e Meta não estavam imediatamente disponíveis para comentar.
O post Chinesa Tencent, proprietária da WeChat, lança modelo de inteligência artificial apareceu primeiro em Forbes Brasil.