C-Suite: Lenovo ISG anuncia seu novo Country Manager, Claudio Stopatto

  • Autor do post:
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

O C-Suite dessa quinzena, traz movimentações nas áreas de marketing, publicidade, saúde e tecnologia. A Funcional Health Tech,  anuncia Cristiane Giordano como presidente da companhia.O publicitário Judeilton Reis, é o novo Head de Social Media da Mynd. A Nextcode tem nova executiva para liderar o time de Prevenção à Fraude, a executiva, Fabíola Peres. COO da fintech Pontte, especializada em home equity.André Pandolfi é o novo CEO da Apex America no Brasil. A engenheira Márcia Cunha é a nova Diretora de Operações da Votorantin Energia.

Nesta edição, conversamos com o executivo Claudio Stopatto, novo Country Manager da Lenovo ISG. O engenheiro mecânico, que passou por empresas como Liq, Oi/Telemar, General Eletric e Dell, comenta sobre as habilidades necessárias para um mercado de trabalho que está em constante evolução como o da tecnologia.

VEJA TAMBÉM:C-Suite: Erica Couto assume como vp desenvolvimento de negócios na DHL

Forbes: Quais foram os principais aprendizados durante sua carreira que você aplica hoje?

Carlos Stopatto: Primeiro, a capacidade de compreender que você cresce e aprende muito mais, além de aportar valor ao negócio que você está, quando você serve melhor as pessoas. Esse pra mim, foi o maior aprendizado. Quando eu olho para trás, reconheço que de tudo aquilo que conquistei, nada foi sozinho. Então, em uma posição de liderança, além de servir às pessoas; sua equipe, seus clientes, as pessoas que te cercam no geral,  acredito no trabalho em conjunto, e nas conexões pessoais relevantes ao longo da vida. Um outro grande aprendizado, foi ser um bom ouvinte, cultivar a curiosidade de sempre querer saber mais do outro.

Forbes: Teve algum conselho de carreira que você ouviu, que foi um divisor de águas na sua vida profissional?

Carlos Stopatto: Sim, teve. Eu recebi um conselho de um executivo sênior de uma das empresas que trabalhei, eu o tinha como um mentor. Basicamente, o conselho fala sobre tomada de decisões. Onde você precisa avaliar todos os aspectos, num processo racional; que envolve o desafio, o que você sabe fazer, questões econômicas daquela decisão, e depois de tudo isso pensado, seguir a sua intuição. Aquilo que de fato, está te chamando atenção, que fala com você profundamente. E depois da decisão tomada, mergulha fundo, e não olha pra trás. Ao longo da minha carreira, eu tenho aplicado isso nas minhas decisões, usado como uma espécie de mantra. Um equilíbrio entre a cabeça e o coração.  

Forbes: Quais habilidades você considera importante na hora de contratar um profissional?

Carlos Stopatto: Primeiro, o alinhamento com os valores da empresa. Precisa ter paixão pelas pessoas no geral, pelos clientes, colegas… A capacidade de se ajustar às mudanças e ser flexível, é muito importante. Gostar da diversidade, no sentido de saber ouvir e respeitar diferentes pontos de vista, histórias, e culturas. Eu busco sempre saber sobre a  história de vida das pessoas, de como ela lida com situações adversas, entender como ela reage diante aos desafios, da capacidade de se adaptar às mudanças e se transformar. Porque habilidades técnicas, você desenvolve com o tempo. O mais difícil é moldar o comportamento.

Forbes: Além da capacidade de adaptação que você mencionou anteriormente, qual soft skill o profissional da área tecnológica precisa ter para se destacar no mercado de trabalho?

Carlos Stopatto: Eu diria que a capacidade rápida de aprendizado, e do aprendizado constante. Porque todos os dias surgem novas tecnologias e novos desafios dentro dessa área. E também como as equipes apoiam seus clientes com toda essa mudança tecnológica. Saber tirar o melhor proveito das tecnologias já existentes também é importante. 

Forbes: Quais são seus principais objetivos na Lenovo para os próximos seis meses?

Carlos Stopatto: Saber que estamos chegando até nossos clientes com toda a fortaleza de soluções que existem na Lenovo como empresa, para apoiá-los na transformação e desafios digitais que cada um deles tem. E com certeza, me preparar para um cenário de crescimento, com a retomada do mercado de trabalho nesse período pós pandemia. 

 









 

 

O post C-Suite: Lenovo ISG anuncia seu novo Country Manager, Claudio Stopatto apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário