Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Desenvolvimento de pessoas, atualização tecnológica e transformação digital são as prioridades da alta liderança para 2025. Segundo um levantamento da consultoria ANK Reputation, que entrevistou 117 executivos que lideram companhias de 13 setores no Brasil, reputação e marca, processos de M&A (fusões e aquisições) ou busca de investidores e reestruturação também se destacam na agenda deste ano.
Quase 70% dos líderes ouvidos apontaram temas relacionados a pessoas, retenção de talentos e sucessão como as principais prioridades para 2025. Esse assunto é especialmente relevante para executivos de empresas com faturamento entre R$ 500 milhões e mais de R$ 1 bilhão. “Em um mundo onde a tecnologia tem sido um tema tão presente, a prioridade sempre são as pessoas”, afirma Grazielle Parenti, vice-presidente da Syngenta, que participou da pesquisa.
Leia também
A pesquisa está de acordo com um relatório global da Gartner, que ouviu mais de 1000 profissionais de RH em 60 países e apontou que o desenvolvimento de pessoas e lideranças será uma das tendências mais relevantes do ano para as companhias.
“Altas lideranças precisam se preparar melhor para enfrentar as transformações do trabalho. Isso está diretamente relacionado a uma constante e permanente evolução das suas capacidades”, afirma o presidente da consultoria Korn Ferry no Brasil, Rodrigo Araújo.
A questão geracional aparece como um desafio relevante para os executivos. O turnover e as prioridades trazidas especialmente pela geração Z têm preocupado a alta liderança. “Tornar o modelo de negócios atraente para os jovens colaboradores com menos de 30 anos é um enorme desafio. Conseguir se conectar com esses jovens, atrair talentos diferenciados para a empresa tem sido uma tarefa difícil”, disse um dos líderes entrevistados, que não se identificou.
Tecnologia em alta
Na era da IA e com avanços sem precedentes, a tecnologia se mantém como um dos focos da alta gestão. Segundo o levantamento da ANK, 43% dos líderes destacam a atualização tecnológica como prioridade, enquanto 40% apontam a transformação digital como destaque para 2025. “Esse desafio exige não apenas a definição de ferramentas estratégicas, mas também o desenvolvimento das equipes para as implementações e mudanças necessárias”, afirma Gustavo Coimbra Costa, diretor de soluções de recrutamento da consultoria LHH no Brasil.
Os avanços tecnológicos aceleraram a demanda por letramento digital, que está entre as habilidades mais relevantes para o sucesso profissional, segundo relatório recém-divulgado pelo Fórum Econômico Mundial. “As empresas que não aproveitarem as oportunidades para ficarem atualizadas em relação à tecnologia vão ficar obsoletas muito mais rapidamente”, diz Fernando Boscolo, CEO da Privalia e participante da pesquisa da ANK.
Reputação e marca também estão no radar dos líderes. Mais de um terço pretende priorizar o tema neste ano, segundo o relatório. “Construir uma reputação positiva no mercado destaca os diferenciais da empresa. Bons talentos querem ter orgulho de onde trabalham”, diz Paulo Dias, diretor-executivo na Page Executive.
Temas como ESG e treinamento para gestão de crises receberam menor destaque na pesquisa, com apenas 15% e 6% dos entrevistados, respectivamente, indicando que serão prioridades neste ano. No entanto, especialistas destacam que esses pontos continuam sendo fundamentais para a sustentabilidade e governança das empresas. “Questões como ESG, as melhores práticas em uso de informações e investimentos sustentáveis são essenciais para o sucesso das posições de liderança”, pontua Gustavo Coimbra Costa, diretor da LHH.
Confira, a seguir, as prioridades da alta liderança para 2025:
Desenvolvimento de pessoas e a retenção de talentos (68%)
Atualização tecnológica (43%)
Transformação digital (40%)
Reputação e marca (35%)
Processos de M&A e/ou busca de investidores (28%)
Reestruturação para “arrumar a casa” (26%)
Governança e compliance (22%)
Relações institucionais e governamentais (16%)
Estratégia e ações ESG (15%)
Política e treinamento para gestão de riscos e crises (6%)
O que esperar de 2025?
A visão de 2025 para a maioria dos líderes é positiva: 80% acreditam que este ano será melhor do que o anterior para suas empresas. “O olhar de otimismo realista com 2025 está muito relacionado à crença de que as empresas têm suas fortalezas instaladas dentro de casa: estratégia, gente, conhecimento acumulado e reputação”, diz Telmo Costa, fundador e CEO da empresa brasileira Meta, que oferece soluções de tecnologia para clientes, e também participante da pesquisa.
A tendência não é local: de acordo com uma pesquisa da Deloitte com 141 CEOs de fora do Brasil, o nível de otimismo cresceu entre a liderança e 84% dos líderes demonstram uma visão positiva para os próximos 12 meses em relação ao desempenho de suas empresas.
Mesmo com perspectivas positivas, os especialistas alertam que o ano será repleto de desafios. “As mudanças que os ambientes profissionais estão vivendo, com recursos limitados e a incerteza do mercado, continuarão existindo, assim como os desafios de crescimento”, diz Araújo, presidente da Korn Ferry no Brasil. “Os líderes que investirem em soluções ágeis, que viabilizarem respostas rápidas às mudanças do mercado e às expectativas dos clientes tendem a melhorar o ambiente da organização nesse cenário”, afirma Dias, diretor-executivo na Page Executive.
Escolhas do editor
O post Quais São as Prioridades dos Líderes para 2025? apareceu primeiro em Forbes Brasil.