Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Fundada em 1865, a Nokia dominou o mercado de eletrônicos entre os anos 1990 e 2000 com modelos emblemáticos. Neste período efervescente, a empresa desenvolveu inúmeros aparelhos e conceitos pensados para a inovação. No entanto, muitos não “saíram do papel”.
Vinte anos depois, em parceria com a Universidade Aalto, em Helsinque, na Finlândia, a Nokia lançou um “museu virtual” com o acervo completo da companhia. Com mais de 700 exposições, 20 mil itens e incontáveis informações sobre a história e ascensão da marca. Clique aqui para acessar.
Leia também
O arquivo está dividido em categorias, como “tendências Y2K”, “Estatégia de Design”, “Carros e Inspirações” e mais. Alguns modelos icônicos, como o 3210, popularmente apelidado de ‘tijolão’, e o “telefone banana” de Neo em Matrix, também estão disponíveis — e com detalhes exclusivos.
Conheça modelos bizarros apresentados pela companhia:
Relançamento do “Tijolão” na Europa
Em maio de 2024, a HMD Global, marca que comercializa aparelhos da Nokia, relançou o “tijolão” na Europa para celebrar seus 25 anos de história.
O aparelho conta com o mesmo design retrô, apesar de algumas variações, o famoso “jogo da cobrinha”, conectividade 4G e acesso ao YouTube. Além de bluetooth, câmera traseira e foi comercializado por 79 euros.
No entanto, na última segunda-feira, dia 13 de janeiro de 2025, a HMD anunciou que os celulares da Nokia seriam oficialmente descontinuados.
Escolhas do editor
O post Nokia Relembra Modelos Desconhecidos e Bizarros em Museu Virtual apareceu primeiro em Forbes Brasil.