Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Nesta quinta-feira (16), a SpaceX realizará o sétimo voo de teste da Starship. O experimento foi adiado devido a preocupações climáticas. A empresa planejou a propulsão a partir de Boca Chica, Texas, por volta das 19h (horário de Brasília), com uma transmissão ao vivo no perfil oficial da empresa no X (antigo Twitter) e em seu site.
O voo marcará o primeiro transporte de carga útil da espaçonave, mais um marco para a empresa de Elon Musk no desenvolvimento de foguetes reutilizáveis.
Leia também
O lançamento deverá durar pouco mais de 66 minutos, segundo a SpaceX, e incluirá uma série de experimentos, como a implantação de carga útil — um conjunto de 10 réplicas de satélites Starlink —, atualizações nos sistemas de computadores de bordo e escudo térmico da espaçonave.
O booster Super Heavy reutilizará, pela primeira vez, um de seus 33 motores, e a SpaceX tentará capturar o propulsor com dois braços mecânicos, desde que as condições sejam ideais. A técnica é semelhante à utilizada com sucesso no quinto teste de lançamento do foguete.
No último experimento, realizado em novembro, o Starship pousou no Oceano Índico, mas a tentativa de captura do booster foi descartada.
A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) autorizou a SpaceX a lançar o Starship pela sétima vez entre os dias 9 e 17 de janeiro, o que significa que a empresa terá até sexta-feira (17) para realizar a missão.
A empresa também solicitou à FAA a ampliação do número máximo de lançamentos anuais do Starship, de cinco para 25. A FAA deverá decidir sobre o pedido após o término do período de consulta pública, que se encerra em 17 de janeiro.
New Gleen no retrovisor
A Blue Origin, empresa aeroespacial de Jeff Bezos, lançou com sucesso seu foguete para transporte de cargas pesadas, o New Glenn, pela primeira vez nesta quinta-feira (16).
No entanto, a empresa não conseguiu recuperar o estágio de propulsão reutilizável do foguete.
A Blue Origin e a SpaceX têm disputado contratos governamentais e financiamento para desenvolver um módulo lunar para a missão Artemis V, da Nasa, que levará astronautas de volta à Lua em 2029.
A agência espacial já indicou que pretende contratar ambas as empresas para criar versões de carga dos sistemas de pouso humano tripulado.
Bilionários no espaço
Atualmente, a fortuna de Elon Musk é avaliada em US$ 424,2 bilhões, o que o torna a pessoa mais rica do mundo, de acordo com as estimativas atualizadas da Forbes. Jeff Bezos ocupa o segundo lugar, com uma fortuna estimada em US$ 236,8 bilhões.
Escolhas do editor
O post Lançamento da SpaceX Será Transmitido Ao Vivo Nesta Quinta-Feira (16); Assista apareceu primeiro em Forbes Brasil.