Pré-Mercado: otimismo cauteloso com a inflação de varejo americana

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Bom dia. Estamos na quarta-feira, 15 de janeiro.

Cenários

Na terça-feira (14) os investidores foram surpreendidos positivamente com uma inflação no atacado nos Estados Unidos abaixo do esperado. O Producer Price Index (PPI) indicou uma inflação acumulada de 3,3% nos 12 meses até dezembro, abaixo dos 3,5% esperados. O núcleo do PPI, que exclui os preços mais voláteis de alimentos e de energia indicou uma inflação de 3,5% nos 12 meses até dezembro, também abaixo da projeção de 3,8%. O resultado, em tese, abre mais espaço para o Federal Reserve (FED), o banco central americano, seguir reduzindo os juros nos Estados Unidos ao longo de 2025.

Leia também

Forbes Money

Pré-mercado: Déficit Público Americano Eleva Juros nos EUA

Forbes Money

Azul Acumula Alta de 25% no Ano após Ser a Pior Ação do Ibovespa em 2024

Forbes Money

Bolsa Interrompe Sequência de Ganhos e Cai Abaixo dos 120 Mil Pontos

Agora, a expectativa dos investidores é com a inflação no varejo, medida pelo Consumer Price Index (CPI). A mediana das expectativas para o CPI acumulado nos 12 meses até dezembro é uma variação de 2,9%, acima dos 2,7% acumulados nos 12 meses até novembro. No caso do núcleo do CPI, a projeção é de estabilidade em 3,3% no acumulado de 12 meses, mesmo resultado de novembro.

Durante a manhã desta quarta-feira, no pré-mercado, os juros dos títulos de dez anos do Tesouro americano recuaram levemente para 4,771% ao ano, baixa de 2 pontos-base (centésimos de ponto percentual). Os juros dos títulos de 2 anos recuaram 1 ponto base, para 4,354% ao ano. Um ponto base equivale a 0,01%. Os rendimentos e os preços se movem em direções opostas.

Perspectivas

Durante todo o ano de 2024, as declarações de Jerome Powell, presidente do FED, e dos demais diretores do Federal Open Market Committee (Fomc), o Copom americano, frisaram que a política monetária nos Estados Unidos estava “dependente de dados”. Ou seja, que seria necessário observar o comportamento dos indicadores da economia, em especial a inflação, para poder definir a trajetória dos juros.

Apesar de ser apenas uma única observação em uma longa série de números, os investidores especulam se o PPI de dezembro pode indicar que, após muitos meses com juros elevados, os preços nos Estados Unidos podem estar finalmente cedendo. Daí a importância do CPI a ser divulgado nesta manhã.

Indicadores

Brasil

Pesquisa Mensal de Serviços – PMS (Nov)
Esperado: ND
Anterior: 1,1%

Pesquisa Mensal de Serviços – PMS (12M)
Esperado: ND
Anterior: 6,3%

Estados Unidos

Inflação ao consumidor – CPI (Dez)
Esperado: 0,4%
Anterior: 0,3%

Inflação ao consumidor – CPI (12M)
Esperado: 2,9%
Anterior: 2,7%

Núcleo da Inflação ao consumidor – CPI (Dez)
Esperado: 0,3%
Anterior: 0,3%

Núcleo da Inflação ao consumidor – CPI (12M)
Esperado: 3,3%
Anterior: 3,3%

O post Pré-Mercado: otimismo cauteloso com a inflação de varejo americana apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário