Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Forbes Brasil publicou em sua 125ª edição, pela primeira vez, a lista Pequenas Gigantes, com dez negócios que se destacaram em seus setores — da indústria à saúde — apesar do curto período de atuação ou caminho a ser percorrido. Apresentado pela Vivo Empresas, o Power Lunch na Casa Manioca, em São Paulo, reuniu as lideranças das organizações selecionadas e personalidades do mercado de inovação brasileiro.
“As listas são o DNA da Forbes, mas nós não compartilhamos apenas os números dos bilionários. A Forbes é uma plataforma para contar histórias inspiradoras de pessoas de sucesso. Eu tenho certeza que veremos essas pequenas gigantes estrelando outras edições em breve”, disse Antonio Camarotti, CEO e publisher da Forbes Brasil, durante as boas-vindas.
Leia também
O evento premiou as empresas eleitas e contou com o painel “O Poder de Transformação da Inovação”, mediado por Luiz Gustavo Pacete, editor de Forbes Tech, com a participação de Tulio Landin, CEO da Dengo, e Kelly Baptista, Presidente da Fundação 1bi.
O líder da marca de chocolates brasileira, fundada em 2017, explicou o papel da tecnologia para “competir com organizações que estão há anos no mercado”. Enquanto a presidente da instituição reforçou a importância de ouvir o cliente final para levar soluções verdadeiramente inovadoras ao mercado.
Marcelo Tanner, Diretor de Vendas B2B da Vivo Empresas, aproveitou a ocasião para relembrar a importância dos talentos e empreendedores brasileiros para o desenvolvimento socioeconômico do país. “Eu sou um entusiasta das ‘Pequenas Gigantes’, porque eu vejo empresas que começam com um faturamento de 5 mil reais atingirem milhões.”
A Baston, uma das principais fabricantes de antitranspirantes do país, começou em um galpão de madeira em Palmeira, interior do Paraná, e hoje ocupa um parque fabril de 90 mil metros quadrados. “Para o nosso time foi muito gratificante estar nessa lista. Somos de uma cidade pequena, boa parte da população local trabalha na nossa fábrica. Esse reconhecimento é muito importante para o desenvolvimento da nossa região”, conta Giuseppe Malucelli, CEO da instituição.
Em entrevista à Forbes, os premiados na lista Pequenas Gigantes compartilharam conselhos para quem deseja fundar seu próprio negócio ou está no início de sua jornada empreendedora. Confira:
Daniel Katz, co-CEO da Cosmos 3D: “Seja resistente, resiliente e organize seu projeto para os próximos 10 anos de desafios.”
Denis Carnevalli, CTO da Myralis: “Aprender a correr riscos é muito importante. Conversar com pessoas de diferentes empresas para entender o que o mercado está fazendo e buscar oportunidades também.”
Gabriel Bernal, Chief Experience Officer da CloudWalk: “Só não erra quem não trabalha. Erros serão cometidos, mas eles fazem parte do processo.”
Giuseppe Malucelli, CEO da Baston: “O sucesso é fruto de muito trabalho, honestidade e transparência. No fim das contas, é sobre acordar cedo e dormir tarde.”
Guilherme Joventino, COO da Mignow: “Em primeiro lugar, é preciso entender que vai ser difícil. Mantenha seu ritmo e seu posicionamento, a constância importa muito para o sucesso do negócio. Além disso, aprenda a dizer não e mantenha o seu foco.”
Izaias Pertrelly, CEO da Blue Saúde: “Comece. Esse é o conselho que eu sempre dou e acho o mais necessário, porque o empreendedor precisa tirar as ideias do papel.”
Lourival Nery, sócio e diretor institucional do Group Link One: “Para empreender, é preciso amar o que faz e estar conectado com o seu propósito.”
Marcelo Lombardo, CEO da Omie: “Empreenda em um setor que você já trabalhou ou possui algum tipo de experiência. É preciso entender que dar errado faz parte do empreendedorismo, o importante é continuar.”
Mônica Hauck e Ale Garci, cofundadores da Sólides: “O mais importante é ter foco, energia e resiliência, porque as dificuldades vão aparecer e é preciso ter firmeza para enfrentá-las.”
Escolhas do editor
O post Power Lunch em São Paulo Celebra Primeira Edição da Forbes Pequenas Gigantes apareceu primeiro em Forbes Brasil.