Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Bom dia. Estamos na terça-feira, 12 de novembro.
Cenários
O evento mais importante desta terça-feira é a divulgação da Ata da reunião de nº 266 do Comitê de Política Monetária (Copom), realizada nos dias 5 e 6 de novembro. O Comunicado foi divulgado com a decisão de elevar os juros em 0,5 ponto percentual, para 11,25% ao ano.
Leia também
Ibovespa em Queda por IPCA Acima da Meta e sem Notícias do Pacote Fiscal
Disparada do Dólar é Interrompida por Pacote Fiscal e Moeda Fecha em Queda
Ibovespa em Queda de 1% e Dólar a R$ 5,78 com Vitória de Trump
O texto dividiu o mercado. Parte dos analistas enxergou recados duros do Comitê com relação ao aumento do risco de desequilíbrio das contas públicas e com relação à piora do cenário internacional. Já outros analistas não perceberam muitas alterações em relação ao tom dos Comunicados anteriores.
A expectativa é que a Ata seja mais detalhada e permita antecipar os próximos passos da política monetária. As projeções dos investidores já indicam um ritmo mais acelerado de alta dos juros.
Na segunda-feira (11) o mercado de opções de Copom mostrava que a aposta majoritária, com 48,5% de probabilidade, era de um aumento de 0,75 ponto percentual na última reunião deste ano, agendada para 9 e 10 de dezembro.
A alta de 0,50 ponto percentual, dominante até poucos dias atrás, estava em segundo lugar com 40,5% de probabilidade. E há até uma aposta de 10% em uma alta ainda mais intensa, de 1,0 ponto percentual.
Perspectivas
O cenário para os juros está tão adverso devido a vários sinais de alta da inflação. O dado mais recente do índice IPCA, divulgado na sexta-feira (8), mostrou uma inflação de 4,76% nos 12 meses até outubro, 26 pontos-base (centésimos de ponto percentual) acima do teto da meta.
Com isso, aumentou a probabilidade de que a meta de inflação não seja cumprida neste ano. Para cumprir seu dever, o Banco Central (BC) tem de elevar os juros até convencer o mercado de que a inflação vai convergir para a meta. Ou, no jargão do Copom, até que haja uma “ancoragem de expectativas”. O mercado espera que o cenário para isso esteja claro na Ata a ser divulgada nesta manhã.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Indicadores
Brasil
Ata do Copom
Vendas no varejo (Set)
Esperado: + 1,1%
Anterior: – 0,3%
Vendas no varejo (12m)
Esperado: + 3,6%
Anterior: + 5,1%
Estados Unidos
Sem indicadores relevantes
O post Pré-mercado: Ata do Copom Deve Definir Cenário para os Juros apareceu primeiro em Forbes Brasil.