Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Entre os pilares da Fundação Bulgari – oficialmente criada em março de 2024 – está, em primeiro lugar, a transmissão do conhecimento artesanal e da educação. Sem esquecer o compromisso com o mecenato e a restauração de monumentos e obras de arte, um dos principais objetivos da instituição é a formação de jovens.
Com o objetivo compartilhado de fortalecer e transmitir o saber artesanal, foi firmado um acordo entre a cidade de Roma e a Fundação Bulgari para dar origem a um projeto de alta formação nos setores de joalheria e hotelaria.
Leia também
Mary Katrantzou é a nova diretora criativa da Bulgari
Alto verão da Bulgari 2024: uma ode ao estilo de vida italiano
Colaboração icônica
Na assinatura do protocolo de intenções, firmado pelo prefeito Roberto Gualtieri e Jean-Christophe Babin, CEO da grife e presidente da Fundação Bulgari, foi apresentado o projeto que prevê a criação de cursos de alta formação com duração de três anos nos setores joalheiro e hoteleiro, voltados para jovens entre 14 e 18 anos que tenham completado o ciclo de educação primária. Para o setor hoteleiro, já foi identificada a estrutura de referência, o Cmfp Castel Fusano, um centro de formação profissional voltado à indústria turística-hoteleira.
Quanto à joalheria, o centro de formação de referência será definido em comum acordo entre a Fundação e a Cidade Metropolitana de Roma até o final do ano. É muito provável que o local seja no bairro ormano EUR, otimizando a logística ao lado do novo laboratório de Alta Joalheria Bulgari na região.
Previsto para ser inaugurado em 2026, a novidade, além de abrigar parte da produção, também irá expor algumas das peças mais emblemáticas da coleção Heritage da maison. O objetivo é permitir que as maravilhosas criações dos “mestres de arte” da alta joalheria sejam descobertas não apenas por profissionais do setor, jornalistas ou clientes históricos, mas especialmente pelas novas gerações.
Outro elemento importante do acordo, que confirma o interesse conjunto da Bulgari e de Roma em enfatizar a formação profissional, é que todos os cursos no âmbito do protocolo de intenções terão acesso livre e gratuito para os alunos.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
“A Fundação Bulgari foi criada com o ambicioso objetivo de apoiar a arte, a filantropia e o mecenato, mas também a educação, valorizando o talento, protegendo e transmitindo o savoir-faire, considerando o ‘saber’ como um meio essencial para construir um futuro mais promissor. Por isso, escolhemos colaborar com instituições públicas, acessíveis a todos, e fazê-lo no território de Roma, cidade que representa uma imensa riqueza para nossa maison, tanto como patrimônio criativo e cultural, quanto como patrimônio humano e de habilidades artísticas nos ofícios artesanais”, comemorou Babin
A partir do ano letivo de 2025/2026, serão abertos novos cursos de formação nos setores de hotelaria e alta joalheria, prevendo a possibilidade de experiências práticas tanto nas instalações hoteleiras do grupo quanto no Laboratório de Alta Joalheria da Bulgari em Roma. Para o próximo ano letivo, a Fundação Bulgari poderá assumir o papel de “empresa madrinha” e compartilhar com o governo de Roma os detalhes dos programas didáticos e a estrutura dos percursos formativos.
Já neste ano, foi iniciado o primeiro ano do curso teórico de formação profissional em hotelaria no Castel Fusano. A partir do segundo ano, os estudantes irão alternar teoria em sala de aula e prática no hotel Bulgari – em sistema dual. O mesmo formato será aplicado ao curso de alta joalheria, com atividades práticas a partir do segundo ano.
Escolhas do editor
Forbeslife Fashion Celebra 7ª Edição com Coquetel em São Paulo
Os Países com iPhone 16 Mais Caro e Mais Barato do Mundo
Como Reconhecer o Burnout? Veja 4 Sinais de Alerta
O post O Futuro da Alta Joalheria da Bulgari? Capacitar os Jovens apareceu primeiro em Forbes Brasil.