Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Bom dia. Estamos na quinta-feira, 24 de outubro.
Cenários
A notícia mais importante desta quinta-feira será divulgada durante a manhã: a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de outubro. Prévia do IPCA, índice usado pelo Banco Central (BC) para balizar o cumprimento das metas de inflação, o IPCA-15 é uma excelente medida para a inflação “oficial”.
Leia também
Como Investir na Bolsa em Tempos de Juros Altos?
Ibovespa Cai Pela 5ª Sessão Consecutiva com Pressão das Commodities
Abertura: Dólar chega a R$ 5,729 e Ibovespa Recua 0,5%
As perspectivas do mercado não são positivas. A medidana das projeções é de que o IPCA-15 de outubro suba para 0,50% ante os 0,13% registrados em setembro. No acumulado nos 12 meses até outubro, a estimativa é que a inflação chegue a 4,43%, apenas 0,07 pontos-base (centésimos de ponto percentual) abaixo do teto da meta de inflação.
Segundo Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, “a dinâmica dos preços é motivo de preocupação no Brasil, especialmente no contexto atual, em que observamos novas deteriorações nas expectativas”.
Para Sanchez, os serviços subjacentes, que são o foco de atenção do Banco Central (BC), “devem apresentar uma taxa modesta, influenciada por um grande desconto nos preços de ingressos de cinema”. No entanto, mesmo que haja uma desaceleração em outubro, a variação dos preços dos serviços poderá voltar à “normalidade” nas próximas observações, avalia o economista.
Perspectivas
Os investidores já internalizaram a perspectiva de uma inflação pressionando o teto da meta e exigindo mais juros. Esse fator, e o desinteresse dos investidores estrangeiros, têm cobrado caro dos investidores em ações. Prova disso é que as empresas têm preferido resolver suas necessidades de caixa por meio da emissão de dívida, para não ter de vender parcelas do capital a preços baixos.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Indicadores
Brasil
IPCA-15 (Out)
Esperado: 0,50%
Anterior: 0,13%
IPCA-15 (12m)
Esperado: 4,43%
Anterior: 4,12%
Estados Unidos
Pedidos iniciais de seguro desemprego
Esperado: 243 mil
Anterior: 241 mil
PMI Industrial (Out)
Esperado: 47,5
Anterior: 47,3
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
O post Pré-Mercado: Expectativa com Prévia da Inflação de Outubro apareceu primeiro em Forbes Brasil.