Pré-mercado: após a alta do dólar, foco no emprego americano

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Bom dia. Estamos na sexta-feira, 2 de agosto.

Cenários

O mercado de trabalho dos EUA pode ter esfriado um pouco em julho, já que uma desaceleração gradual na economia e o furacão Beryl devem ter diminuído o ritmo das contratações.

Leia também

Ainda assim, mesmo que o relatório de emprego não-agrícolas (“non farm payroll”) de julho indique um cenário de emprego mais fraco, espera-se que o declínio seja pequeno. Ou seja, mostrando que o Federal Reserve (FED), o banco central americano, está tendo sucesso em conseguir uma desaceleração suave da economia, o “soft landing”.

A projeção é de abertura de 176 mil vagas em julho, abaixo das 206 mil em junho, com a taxa de desemprego mantendo-se em 4,1%.

Perspectivas

Os relatórios de empregos do último ano e meio rotineiramente superaram o consenso. No entanto, alguns bancos acreditam que o relatório pode ser mais fraco.

O banco de investimentos Goldman Sachs afimrou esperar que o furação Beryl, que devastou parte do Texas, reduza o número de empregos em 15 mil. Sua projeção é de abertura de 165 mil vagas, abaixo do consenso. O Citigroup projeta um número ainda menor — 150.000 em folhas de pagamento e um ligeiro aumento na taxa de desemprego para 4,2%.

Se a taxa de desemprego continuar subindo, isso pode aumentar os temores de que a chamada Regra de Sahm esteja em perigo de ser acionada. A regra observou sem falhas que, quando a taxa de desemprego em um período de três meses é, em média, meio ponto percentual maior do que a mínima de 12 meses, a economia está em recessão. Há um ano, o nível de desemprego estava em 3,5% antes de começar a subir.

Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Indicadores

Brasil

Produção industrial (Jun)
Esperado: + 2,4%
Anterior: – 0,9%

Produção industrial (12m)
Esperado: + 1,2%
Anterior: – 1,0%

Estados Unidos

Emprego não agrícola (Jul)
Esperado: 176 mil
Anterior: 206 mil

Desemprego (Jul)
Esperado: 4,1%
Anterior: 4,1%

Salário médio por hora (12m)
Esperado: 3,7%
Anterior: 3,9%

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

O post Pré-mercado: após a alta do dólar, foco no emprego americano apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário