Pré-Mercado: inflação americana deve definir trajetória dos juros

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Bom dia. Estamos na sexta-feira, 26 de julho.

Cenários

O número mais esperado do mês será divulgado nesta sexta-feira (26). É a variação a inflação nos Estados Unidos em junho, medida pelo índice Personal Consumption Expenditure (PCE).

Leia também

Também chamado de “inflação do FED”, por ser usado como parâmetro pelo Federal Reserve, o banco central americano, o PCE desta sexta-feira poderá cristalizar a convicção de um afrouxamento da política monetária americana.

A mediana das expectativas dos investidores é de uma desaceleração do PCE para 2,5% nos 12 meses até junho, ante os 2,6% observados nos 12 meses até maio. Esses percentuais valem tanto para o índice geral quanto para o núcleo do PCE, que exclui os preços mais voláteis de índices como alimentos e energia.

Na quinta-feira (25) ocorreu a divulgação de um crescimento acima do esperado no Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no segundo trimestre. A estimativa preliminar era de um crescimento de 2,0%, acima dos 1,4% do primeiro trimestre.

No entanto, o resultado foi muito acima do esperado, com um avanço de 2,8%, graças aos gastos do governo, ao aumento do consumo das famílias e ao avanço dos estoques das empresas. Mesmo assim, a inflação trimestral medida pelo PCE do segundo trimestre desacelerou para 2,9% ante os 3,7% do primeiro trimestre.

Perspectivas

Todos esses números indicam um momento excelente para a economia americana, em que o nível de atividade está crescendo, mas sem que isso pressione os preços. Há várias explicações possíveis, com um arrefecimento do mercado trabalho e, em um prazo mais longo, ganhos de produtividade.

Por isso, um resultado benigno para o PCE de junho poderá confirmar as projeções de boa parte do mercado de que haverá pelo menos dois ou, na melhor das hipóteses, três cortes de juros nos Estados Unidos ainda neste ano.

Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Indicadores

Brasil

Receita tributária federal (Jun)
Esperado: ND
Anterior: R$ 202,9 bilhões

Estados Unidos

Índice de preços PCE (Jun)
Esperado: 0,1%
Anterior: 0,0%

Índice de preços PCE (12m)
Esperado: 2,5%
Anterior: 2,6%

Núcleo do índice de preços PCE (Jun)
Esperado: 0,2%
Anterior: 0,1%

Núcleo do índice de preços PCE (12m)
Esperado: 2,5%
Anterior: 2,6%

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

O post Pré-Mercado: inflação americana deve definir trajetória dos juros apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário