Bom dia. Estamos na quinta-feira, 20 de junho.
Cenários
Esta quinta-feira (20) deve ser um dia de alívio para os investidores. Na noite da quarta-feira (19) o Comitê de Política Monetária (Copom) confirmou as expectativas do mercado e manteve a taxa referencial de juros Selic estável em 10,50% ao ano em uma decisão unânime.
Mais do que isso, o Comunicado da decisão mostrou um comprometimento forte com o cumprimento das metas de inflação. Ao justificar a decisão, o Comunicado indicou a necessidade de “interromper o ciclo de queda de juros” devido ao “cenário global incerto” e ao cenário doméstico marcado por “resiliência na atividade, elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas”.
O texto do Comunicado indica que “a política monetária deve se manter contracionista por tempo suficiente (…) a desinflação e a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”.
No ponto mais surpreendente, o Comunicado informa que o Copom “se manterá vigilante” e “relembra, como usual, que eventuais ajustes futuros na taxa de juros serão ditados pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta”. No limite, essa decisão permite prever até mesmo uma elevação nos juros, apesar de essa hipótese ser considerada pouco provável.
Perspectivas
A provável melhora das expectativas com a decisão unânime do Copom é um ponto necessário (mas não suficiente) para a melhora das condições do mercado. Nos últimos dias a queda das ações e a apreciação do dólar em relação ao real sublinharam a desconfiança dos investidores com a sustentabilidade da inflação. Agora, metade do trabalho está encaminhado: o Banco Central (BC) mostrou que segue vigilante. Falta a outra metade, o Executivo mostrar que está disposto a cortar gastos para manter a situação fiscal equilibrada.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Indicadores
Brasil
Sem indicadores relevantes
Estados Unidos
Pedidos iniciais de seguro-desemprego
Esperado: 235 mil
Anterior: 242 mil
O post Pré-mercado: alívio com a decisão unânime do Copom apareceu primeiro em Forbes Brasil.