Ozempic pode reduzir risco de doenças renais, mostra estudo

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read
Getty Images

Pesquisa mostrou que a semaglutida, princípio ativo do Ozempic, estava relacionado com uma redução de 24% nos eventos relacionados a doenças renais

A semaglutida, ingrediente presente nos populares medicamentos para perda de peso Ozempic e Wegovy, também pode ajudar a proteger os rins, de acordo com novas pesquisas divulgadas nesta sexta (24).

As descobertas vêm de uma análise de dados do estudo Select, que durou anos e foi financiado pela fabricante Novo Nordisk. Já na fase três, esse é o maior ensaio clínico sobre o Wegovy, incluindo 17.604 adultos com mais de 45 anos com sobrepeso ou obesidade de 41 países diferentes.

Entre os resultados, o grupo de 9.000 participantes que recebeu injeções semanais de semaglutida teve 22% menos pessoas com problemas renais em comparação com o grupo que recebeu placebo.

Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Os pesquisadores consideraram uma variedade de problemas de rim, incluindo morte por causas renais, declínio significativo na função renal, início de terapia crônica de substituição renal e início ou persistência de macroalbuminúria (altos níveis da proteína albumina na urina). A capacidade da semaglutida de combater esta última condição é provavelmente um fator chave na redução da chance de complicações renais, segundo o estudo.

Os pacientes que tomaram o princípio ativo também apresentaram quedas significativamente menores em uma métrica chave da função renal chamada taxa de filtração glomerular estimada, sugerindo que o medicamento pode ajudar a proteger pessoas com insuficiências renais pré-existentes.

Leia também:

Estudo mostra que pacientes mantêm 10% de perda de peso após 4 anos com Wegovy
Nestlé lança marca de alimentos congelados para usuários Ozempic
Presidente da Novo Nordisk, do Ozempic, lidera crescimento de 50% ao ano
Os maiores mitos e verdades sobre o Ozempic

Lesões renais foram relatadas como um possível efeito colateral do uso de semaglutida e estão indicadas como um risco potencial no rótulo da Food and Drug Administration. No entanto, neste último estudo, pesquisadores disseram que não encontraram aumento no risco de lesão renal aguda ligada ao tratamento com o ingrediente. Isso se manteve independentemente da função renal inicial, acrescentaram eles.

Mais resultados positivos do Ozempic

No ano passado, a Novo Nordisk encerrou muito antes do previsto um outro ensaio do medicamento que investigava doenças renais, devido aos resultados positivos claros da semaglutida. O estudo, chamado FLOW, encontrou uma redução de 24% nos eventos relacionados a doenças renais entre os pacientes que usaram semaglutida em comparação com o placebo.

Os resultados aumentam a crescente quantidade de evidências que sugerem que os benefícios de saúde das populares injeções para perda de peso vão muito além da obesidade. Além da obesidade e do diabetes, as condições que os medicamentos GLP-1 como a semaglutida foram inicialmente destinados a tratar, o Wegovy agora inclui benefícios cardiovasculares em seu rótulo.

O post Ozempic pode reduzir risco de doenças renais, mostra estudo apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário