Na última quinta-feira (9), o TikTok disse que começará a usar uma tecnologia destinada a identificar imagens e vídeos gerados por inteligência artificial.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A empresa afirma que adotará “Credenciais de Conteúdo” nos vídeos, uma marca d’água digital que indica como as imagens foram feitas e editadas. A ferramenta foi criada pela Adobe, mas está aberta para uso de terceiros e já foi adotada por companhias como a OpenAI, criadora do ChatGPT.
Leia também:
TikTok contra-ataca e processa EUA: confira os argumentos da plataforma
Mulheres são maioria entre os influencers, mas dinheiro desse mercado está na mão dos homens
O Boticário transforma trend do TikTok em fragrância de edição limitada
Pesquisadores têm expressado preocupação com o fato de que o conteúdo gerado por IA pode ser usado como arma de desinformação em períodos eleitorais. Tendo em vista as eleições presidenciais dos Estados unidos no fim deste ano, 20 empresas de tecnologia, incluindo o TikTok, assinaram um acordo comprometendo-se a combater a prática.
Entre as signatárias estão a Meta, controladora do Instagram e do Facebook, e o YouTube, que também planejam usar a tecnologia de Content Credentials.
Para que o sistema funcione, tanto o criador da ferramenta de IA generativa usada para gerar o conteúdo quanto a plataforma usada para distribuí-lo devem concordar em usar a tecnologia.
Se uma pessoa usa o Dall-E para gerar uma imagem, por exemplo, a OpenAI anexa uma marca d’água ao resultado. Se essa imagem for carregada no TikTok, ela será automaticamente rotulada.
O TikTok já marca o conteúdo feito por IA com ferramentas dentro do aplicativo, mas a última medida aplicará um rótulo ao conteúdo gerado fora do serviço.
“Também temos políticas que proíbem conteúdos de IA sem rótulos, portanto, se algo aparecer na plataforma sem essa informação, nós o removeremos por violar nossas diretrizes da comunidade”, disse Adam Presser, chefe de operações e segurança do TikTok.
O post TikTok rotulará imagens e vídeos gerados por IA apareceu primeiro em Forbes Brasil.