Bom dia. Estamos na segunda-feira, 6 de maio
Cenários
A semana começa com expectativas sobre a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que se inicia na terça-feira (07) e se encerra na quarta-feira (08). Há 100% de convicção de que a Selic, atualmente em 10,75% ao ano, será reduzida.
Para a maioria dos investidores, ela cairá 0,50 ponto percentual, para 10,25% ao ano. No entanto, uma pequena parcela do mercado avalia que o corte será menor, de apenas 0,25 ponto percentual.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Perspectivas
A favor do corte mais intenso estão o IPCA-15 de abril, divulgado no dia 26 do mês passado. O índice mostrou uma desaceleração nos preços, que subiram 0,21% ante os 0,36% de março. Em 12 meses, a inflação acumulada recuou par 3,77%, ante os 4,14% observados nos 12 meses anteriores.
A favor do corte menos intenso estão as diversas advertência de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), sobre os riscos que o desequilíbrio da contas publicas exercem sobre a inflação.
Apesar de a Ata da reunião do Copom de março ter indicado um corte de 0,50 ponto percentual no próximo encontro, e não ter fornecido forward guidance para as reuniões seguintes, várias instituições financeiras acreditam que o Copom vai desacelerar os cortes não apenas para ter mais espaço para agir no futuro, como também para sinalizar um aumento da percepção de risco no médio prazo.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Indicadores
Brasil
Dívida bruta / PIB (Mar)
Esperado: ND
Anterior: 75,5%
Balança Comercial (Abr)
Esperado: ND
Anterior: US$ 7,48 bilhões
Estados Unidos
Sem indicadores relevantes
O post Pré-mercado: semana começa com foco na reunião do Copom apareceu primeiro em Forbes Brasil.