O kit feminino de atletismo da equipe dos Estados Unidos da Nike é desnecessariamente “revelador e sexista”, disseram atletas femininas depois que a marca de roupas esportivas norte-americana apresentou as roupas desenvolvidas para os Jogos Olímpicos deste verão.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Imagens divulgadas na quinta-feira (11) do kit em um manequim mostrava uma calcinha muito cavada, gerando críticas de várias atletas pelo que consideraram uma decisão de priorizar o tamanho em detrimento da função.
“Elas definitivamente não foram feitas para o desempenho”, disse Colleen Quigley, corredora de obstáculos norte-americana em mensagem à Reuters.
Há anos que se debate a questão de trajes para atletas olímpicas em modalidades que vão do voleibol de praia à ginástica, e algumas regras sobre o vestuário de competição estão mudando.
Leia também:
Ludmilla investe R$ 8 milhões em show histórico no Coachella
“A tecnologia pode acelerar qualquer carreira”, diz sócia da EY
Rihanna, Taylor, Oprah e as outras mulheres self-made mais ricas do mundo
A seleção alemã de ginástica feminina usou macacões completos nas Olimpíadas de Tóquio e disseram ser uma posição contra a sexualização no esporte. A Gymnastics New Zealand atualizou na semana passada suas regras de vestuário para permitir que mulheres e meninas usem shorts ou leggings por cima de collants.
A Nike disse em um e-mail à Reuters que estava oferecendo aos atletas opções de macacões com ceroulas e shorts para esta Olimpíada, enquanto oferecia apenas a ceroula para a Olimpíada de Tóquio.
Os kits de atletismo da Nike para homens e mulheres incluem cerca de 50 peças de vestuário e 12 estilos de competição para eventos específicos, informou a marca no lançamento dos trajes.
O post Atletas olímpicas criticam Nike por kit feminino apareceu primeiro em Forbes Brasil.