O Instituto Vencer o Câncer lança campanha institucional para combater a disseminação de informações incorretas sobre tratamentos e prevenção da doença nas redes sociais.
Sob o lema #CÂNCERTRUENEWS – Contra o câncer, não dê espaço para a desinformação, a iniciativa promove a busca por conteúdo confiável e se compromete a auxiliar os brasileiros na obtenção de informações precisas sobre fatores de risco, prevenção, diagnóstico e terapias eficazes contra o câncer.
Leia também:
Políticas nacionais para o câncer e cuidados paliativos: foco no paciente
Novidades promissoras para tumores de próstata, rim e bexiga
Prevenção do câncer de fígado pode exigir mudanças no estilo de vida
A campanha enfatiza mensagens fundamentais, como “Nem todo conteúdo online ajuda na prevenção do câncer”; “Uma live não é suficiente para cuidar da sua saúde”; “Uma sugestão de tratamento não pode substituir o tratamento prescrito pelo médico”, ressaltando a importância de buscar informações precisas e confiáveis.
A ideia inicial para esta campanha veio de um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute, que destacou uma estatística alarmante: 89% dos pacientes diagnosticados, ou que suspeitam ter câncer, recorrem à internet em busca de mais informações sobre sua condição.
O estudo também revelou que um terço das postagens mais populares sobre tratamento de câncer nas redes sociais contêm informações incorretas. Essas informações erradas, e até mesmo falsas, podem prejudicar o tratamento, a qualidade de vida e as chances de sobrevivência dos pacientes.
O objetivo é educar a população sobre os perigos de confiar em conteúdos que prometem soluções milagrosas para o câncer, defendendo os direitos dos pacientes e a criação de políticas públicas eficazes para ajudar aqueles afetados pela doença.
Entendemos que, na luta contra o câncer, pacientes, familiares e cuidadores precisam ter acesso a informações confiáveis e comprovadas sobre os procedimentos e tratamentos. Esse apoio reforça a importância do diagnóstico precoce e do acesso a tratamentos adequados. Aqueles que estão bem informados sobre sua condição podem ser protagonistas no cuidado de sua própria saúde.
Acesse a campanha em www.vencerocancer.org.br e compartilhe #CÂNCERTRUENEWS.
Fernando Maluf é cofundador do Instituto Vencer o Câncer e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.
O post Contra o câncer, não dê espaço para desinformação apareceu primeiro em Forbes Brasil.