Precisa aumentar sua rede: dicas para fazer networking em grandes eventos

  • Post author:
  • Reading time:6 mins read
Travis P Ball/Getty Images

O SXSW começa esta semana em Austin, no Texas, e deve atrair 345 mil pessoas, proporcionando diversas oportunidades de networking

Fazer conexões é um dos pontos altos ao participar de grandes eventos e festivais de inovação, como o SXSW (South by Southwest), realizado em Austin, Texas, e o Rio2C, no Rio de Janeiro.

Nessas ocasiões, você se encontra com profissionais do mundo todo que compartilham interesses similares aos seus, abrindo portas para novas oportunidades de negócios, avanços na carreira e colaborações futuras. “Temos headhunters e empresas de recolocação, mas a indicação é quase tudo hoje em dia”, observa Andrea Bisker, professora de MBA na ESPM e fundadora da Spark Off, consultoria de inovação e análise de tendências, que também cria roteiros personalizados para executivos brasileiros que desejam aproveitar ao máximo o SXSW.

Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Às vésperas de sua 38ª edição, o SXSW se destaca como um dos principais eventos globais de inovação, iniciando nesta sexta-feira (8) e se estendendo até o dia 16 de março. Com mais de duas mil palestras distribuídas em 24 trilhas temáticas, o evento deve atrair 345 mil visitantes este ano, com a delegação brasileira sendo a maior, composta por mais de 1.600 pessoas.

Durante o SXSW, a capital do Texas também será sede de uma edição inédita da Forbes Brasil Nightcap. O evento receberá convidados do Brasil e de outros países, entre executivos e executivas de marketing, negócios, finanças, tecnologia e inovação no tradicional Antone’s Austin. O projeto será apresentado pela iDTBWA e a SingularityU Brazil.

Além do SXSW, outros eventos importantes no Brasil, como o Web Summit e o Rio2C, oferecem oportunidades semelhantes para profissionais de diversas áreas.

Esses encontros, que reúnem milhares de pessoas dispostas a trocar conhecimento, também se destacam como momentos ideais para a ampliação das redes de contatos, já que os participantes costumam compartilhar esse objetivo. “Embora seja bom focar nos seus interesses, é importante estar aberto a conhecer pessoas de diferentes setores, porque a diversidade pode levar a colaborações inesperadas”, afirma o CEO e fundador do Rio2C, Rafael Lazarini.

Nesta edição do evento, a Forbes Brasil será co-curadora do Forbes Brands&Co, palco que conecta nomes de relevância no marketing, publicidade e criação de conteúdo com a ótica de negócios, tecnologia e inovação.

Leia também:

Para além da IA: quais os temas não tão óbvios do SXSW?
Networking para quem não quer fazer networking: um guia para construir e manter uma rede poderosa

Como fazer networking em eventos

Para aprimorar suas habilidades de networking em eventos, é fundamental mudar a percepção negativa que muitas vezes rodeia o assunto. “O segredo está em transformar o mito do networking, visto muitas vezes como algo movido apenas por interesse, em um hábito que contribui para a longevidade da sua carreira”, afirma Bisker.

A seguir, veja dicas sobre como expandir sua rede de contatos durante festivais como o SXSW e o Rio2C.

Prepare-se para o networking antes do evento

O networking começa antes do evento propriamente dito. Prepare-se antecipadamente, definindo objetivos e pesquisando sobre os participantes e as atividades além da programação principal.

Outra dica é buscar grupos de profissionais que também irão ao evento. “Aquela pergunta clássica de qual foi a palestra mais interessante do dia sempre é um bom quebra gelo e um pontapé inicial para a conversa”, diz Lazarini.

Esteja presente em espaços comuns de interesse

Frequente lugares onde há uma concentração natural de profissionais da sua área. Seja no happy hour, workshops ou em sessões de mentoria, esses espaços oferecem oportunidades orgânicas de encontro e conversas com experts e profissionais com interesses similares, facilitando a criação de novas conexões. “Coloque na sua agenda um tempo para isso. Quando você vai planejada, você aproveita melhor essas trocas”, diz Bisker.

Aproveite as filas e momentos de espera

Utilize qualquer momento de espera ou fila para iniciar conversas casuais com as pessoas ao seu redor. Esses encontros podem evoluir para conexões profissionais valiosas no futuro. “Quando estiver nas filas, aproveite para conversar com as pessoas que estão na sua frente e atrás de você”, sugere a professora.

Seja proativo

Inicie conversas e faça conexões de forma proativa, mas sempre mantendo a autenticidade. Demonstrar interesse pelas histórias e experiências dos outros pode abrir caminhos para relações profissionais duradouras. “Embora seja mais fácil estar com pessoas conhecidas, é fundamental sair da zona de conforto e se envolver e interagir com novas pessoas”, diz o CEO do Rio2C.

Utilize a tecnologia a seu favor

Assim como a curadoria de conteúdo e a organização de agendas personalizadas podem ajudar na experiência do SXSW e de outros eventos, aplicativos e plataformas podem ser ferramentas valiosas para planejar seu networking em outros contextos.

Dicas para fazer networking no SXSW

Atualize seu perfil no aplicativo do evento

Trate seu perfil no app do SXSW como uma extensão do seu LinkedIn. Utilize-o para buscar e se conectar com profissionais de seu interesse, iniciando conversas e marcando encontros.

Participe de mentorias

O SXSW oferece sessões de mentoria com profissionais renomados. Esses encontros, embora breves, podem abrir portas para futuras conversas e oportunidades.

Frequente locais de encontro

Bares como o Pix e eventos específicos para brasileiros, como a Casa São Paulo, são excelentes para conhecer outros profissionais e ampliar sua rede.

Engaje-se em meetups temáticos

Os meetups, organizados por temas, são uma chance de encontrar pessoas com interesses similares. Essa é uma forma de fazer conexões significativas em um ambiente mais intimista.

O post Precisa aumentar sua rede: dicas para fazer networking em grandes eventos apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário