Mal começamos 2024 e avisos de ataques digitais perigosos já estão dominando as manchetes. Embora a maioria dos hackers tenha como alvo o ecossistema aberto do Android, os usuários do iPhone não estão imunes. Assim como as plataformas reforçam suas defesas, os criminosos encontram formas cada vez mais sofisticadas de burlá-las.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
“Quem vai parar a fraude global de SMS? E como?” provocou o Mobile World Congress nesta semana. A fraude de SMS está silenciosamente em ascensão. Apenas nos EUA, ela defrauda os usuários de smartphones em mais de US$ 300 milhões por ano, um aumento de cinco vezes em cinco anos. Cerca de 400.000 mensagens perigosas são enviadas todos os dias, e pesquisas sugerem que quase 40% de todos os usuários de smartphones agora as recebem.
Leia também:
O Google vai deletar várias contas em 2024; veja se você corre risco
Gamers brasileiros estão mais diversos e mulheres predominam
Nasa busca voluntários: conheça projeto que irá preparar humanos para Marte
Um chocante relatório da ENEA publicado este mês estima que “4,8% do tráfego de mensagens global é fraudulento. Cerca de 35,7 bilhões de mensagens fraudulentas foram enviadas em 2023, com um prejuízo de US$1,16 bilhão às marcas.”
No mês passado, a Bitdefender também alertou que “os golpes de SMS estão por toda parte, e os golpistas estão sempre procurando uma questão social ou política para explorar em benefício próprio. À medida que os golpes ficam mais criativos — seja uma entrega de pacote, um reembolso do governo ou um problema de credencial bancária —, qualquer um pode se tornar uma vítima”.
Na realidade, é a conveniência do SMS que minou sua segurança. Ele está em todos os telefones, dos mais inteligentes aos mais simples, dos mais novos aos mais antigos. Funciona em todas as plataformas, redes e geografias. E usamos o SMS para tantas notificações que não o desabilitamos ou filtramos o que vem por meio dele.
Eu suspeito que a maioria dos usuários acredita que vai identificar uma mensagem fraudulenta e não será enganado. E, realmente, a maioria das mensagens fraudulentas de SMS são fáceis de identificar e ignorar. Mas os criminosos só precisam te enganar uma vez.
Então, aqui estão cinco regras simples:
Nunca abra um SMS de uma marca que você não usa, apenas exclua.
Nunca clique em um link em um SMS — a menos que você esteja esperando por isso. Mesmo assim, meu conselho seria evitar todos os links.
Se a mensagem for do seu banco, Amazon, Apple ou outra marca que você usa, então faça login no site e não opte pelo link rápido.
Não deixe mensagens de SMS suspeitas na sua caixa de entrada — exclua-as e depois bloqueie os números.
Filtre remetentes desconhecidos para separá-los do tráfego conhecido. E quando receber uma mensagem de autenticação ou atualizações de suas contas, salve o número.
O post Por que você nunca deve abrir mensagens suspeitas apareceu primeiro em Forbes Brasil.