Investir em ações é o melhor caminho para sua independência financeira

  • Post author:
  • Reading time:6 mins read
Hidroelétrica – Foto: Getty Images

Companhias de eletricidade e saneamento, bancos e empresas de alimento: atividades imprescindíveis que geram receita mesmo em momentos de crise

Investimento em ações, ao contrário do que muita gente ainda acredita, é um dos meios mais democráticos e acessíveis que existe para começar um plano de multiplicação de patrimônio, mesmo começando com pouco dinheiro.

Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Se você é do time que considera esse tipo de investimento como “coisa de rico”, esse artigo é pra você, pois aqui eu te mostro que iniciar uma carteira de ações é mais simples e barato do que você imagina.

O que significa ser investidor em ações

Quando você investe em ações de uma empresa, está se tornando sócio do negócio e receberá uma participação nos lucros proporcional ao seu investimento. Por isso é importante entender o que está comprando, afinal, ao colocar seu dinheiro em uma empresa, sua expectativa é que ela cresça, seja bem administrada, gere boa receita de vendas e obtenha lucro.

Você não precisa esperar se tornar um especialista para começar a investir, e também não é necessário ter muito dinheiro para iniciar sua carteira de ações, já que é possível começar comprando apenas uma ação.

É claro que conforme você for estudando e se habituando a ler sobre empresas e mercado, mais facilidade terá em fazer escolhas inteligentes e lucrativas no momento de comprar suas ações, mas, conhecimento e prática é um processo que se constrói com o tempo.

Dominando as premissas básicas, já é possível dar os primeiros passos com segurança no mundo da renda variável.

Leia mais:

Mudanças na renda fixa isenta de IR: como ficam seus investimentos
Como os juros no Brasil e nos Estados Unidos afetam seus investimentos
Aprenda como gerar renda recorrente investindo em FIIs

Principais vantagens do investimento em ações

1) Crescimento patrimonial: historicamente, o crescimento de uma carteira de ações bem estruturada supera quaisquer outras classes de ativos. Dessa forma, se o seu objetivo é para longo prazo, investir em ações é a melhor forma de acelerar sua acumulação de recursos.

O motivo é fácil de entender: as ações são de empresas que funcionam na economia produzindo bens ou serviços e a tendência natural ao longo dos anos é que as empresas cresçam, aumentando sua receita e seus lucros.

Apesar dos preços das ações oscilarem, essa volatilidade tende a se diluir, sendo beneficiada pelo tempo. Isso acontece porque a economia do país avança, as empresas crescem e suas receitas se ampliam. Dessa forma, oscilações de momentos específicos, acabam não tendo tanta influência na rentabilidade do ativo, numa linha de tempo mais longa.

2) Recebimento de dividendos: a partir do momento em que se torna sócio de uma empresa, você passa a ter participação nos lucros. Esse repasse dos lucros aos acionistas são os dividendos, pagos de forma proporcional ao número de ações que cada um possua.

No Brasil, os dividendos são isentos de imposto de renda desde 1996, com a promulgação da lei 9249/1995.Eu recomendo que você reinvista dos dividendos recebidos, ou pelo menos parte deles, pois esta é uma forma de acelerar seu crescimento patrimonial, sem colocar dinheiro novo, ou seja, sua carteira de ações gera renda recorrente para que você a amplie.

3) Liquidez: As ações são negociadas na Bolsa de Valores diariamente. Sendo assim, se por algum motivo você desejar se desfazer de parte de sua carteira, isso é feito de forma online por meio do home broker. Em apenas dois dias o dinheiro estará na sua conta.

É claro que é preciso ter cuidado e estudar permanentemente para não tomar medidas precipitadas e acabar vendendo ativos em momentos de queda, o que ocasionaria perdas. A compra e venda de ações deve ser feita com planejamento, estudo e muita consistência, diminuindo assim os riscos.

Ainda assim, é importante que você saiba sobre a liquidez imediata desse tipo de aplicação. Afinal, numa eventualidade, é muito mais fácil vender algumas ações do que imóveis, carros, ou mesmo solicitar resgate em aplicações de renda fixa com datas de vencimento específicas.

4) Benefício fiscal: além da isenção de imposto de renda sobre os dividendos, uma outra vantagem importante é que o lucro com a venda das ações por pessoas físicas é isento de imposto de renda até o limite de R$ 20 mil por mês. Caso você tenha volume de vendas acima deste valor, o lucro será tributado em 15%.

A regra é diferente para operações em day trade, quando você compra e vende o ativo no mesmo dia. O lucro líquido desse tipo de negociação é tributado em 20%, independente do volume negociado.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

É arriscado investir em ações?

Investir em ações, via de regra, tem mais riscos do que a maioria das aplicações. Contudo, são elas que possuem maior potencial para oferecer retornos elevados, desde que você estude e, gradativamente, vá montando sua carteira com ações de empresas sólidas e resilientes.

As empresas de setores cujas atividades são imprescindíveis, como por exemplo, saneamento, energia elétrica, setor financeiro, telecom, materiais básicos e alimentos, são segmentos com receita recorrente, mesmo em períodos críticos de mercado.

Investir em renda variável sempre envolve volatilidade e riscos. Contudo, é um risco que pode ser gerenciado, pois existem mecanismos de proteção de carteira que minimizam substancialmente esses riscos.

Existem estratégias sofisticadas de proteção de carteira, mas, isso é algo que envolve mais tempo de estudo de mercado. Se você está iniciando agora, deve privilegiar duas formas fundamentais de mitigar riscos: a escolha de empresas de setores resilientes da economia e a diversificação do patrimônio investido entre esses setores.

Ações são investimentos para longo prazo

Costumo dizer aos meus alunos que alcançar crescimento patrimonial com ações é muito fácil, porém, não é rápido.

Ninguém constrói patrimônio do dia pra noite. É preciso dedicar algum tempo aos estudos e, sobretudo, não acreditar nas promessas de dinheiro fácil, ou nas dicas de internet sobre “a ação do momento” ou “a ação com forte potencial que ninguém descobriu ainda”. Não é assim que o mercado funciona de verdade.

O que lhe trará sucesso na Bolsa de Valores não é a pressa de ganhar dinheiro e nem a impulsividade de seguir o que a maioria está fazendo. Ser fiel ao seu planejamento, ter constância de aportes e estudar são os pilares básicos para obter retornos substanciais no longo prazo.

O post Investir em ações é o melhor caminho para sua independência financeira apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário