A Opep manteve sua previsão de crescimento relativamente forte da demanda global de petróleo em 2024 e 2025 e elevou suas previsões de crescimento econômico para ambos os anos, dizendo que havia mais potencial de alta.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo, em um relatório mensal, afirmou que a demanda mundial de petróleo aumentará em 2,25 milhões de barris por dia (bpd) em 2024 e em 1,85 milhão de bpd em 2025. Ambas as previsões não sofreram alterações em relação ao mês passado.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A previsão de crescimento da demanda da Opep para 2024 tem sido consistentemente mais forte do que a de outros órgãos, como a Agência Internacional de Energia. Nos últimos anos, os dois entraram em conflito sobre questões como a demanda de longo prazo e a necessidade de investimentos em novos suprimentos.
A Opep disse que uma “tendência positiva” para o crescimento econômico deve se estender para o primeiro semestre de 2024 e elevou suas previsões de crescimento econômico para 2024 e 2025 em 0,1 ponto percentual.
“O crescimento econômico global continua robusto”, disse a Opep no relatório. “Um potencial de alta adicional pode se materializar em todas as principais economias da OCDE e de fora da OCDE.”
O relatório da Opep também disse que a produção de petróleo da organização caiu em 350 mil bpd em janeiro, com a entrada em vigor de uma nova rodada de cortes voluntários de produção pela aliança Opep+ para o primeiro trimestre.
O post Opep mantém previsão de demanda de petróleo e vê crescimento econômico forte apareceu primeiro em Forbes Brasil.