Pré-mercado: à espera da inflação de janeiro

  • Post author:
  • Reading time:2 mins read

Bom dia. Estamos na quinta-feira, 8 de fevereiro.

Cenários

Será divulgado hoje o indicador econômico mais importante da semana, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro. Calculado pelo IBGE, esse índice é usado pelo Banco Central (BC) para medir o cumprimento da meta de inflação.

Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

A mediana das projeções do mercado financeiro indicam uma variação de 0,34% para o mês, abaixo dos 0,56% de dezembro. No acumulado em 12 meses, a mediana das projeções é de 4,42%, ante 4,62% no acumulado em 12 meses até dezembro.

Perspectivas

Por que esse índice de inflação é importante? A meta de inflação para 2024 é de 3,00%, abaixo dos 3,25% de 2023. No ano passado, a variação do IPCA foi de 4,62%. Por pouco, a inflação fechou dentro do limite da meta, considerando a tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Neste ano, o teto da meta recuou para 4,50%. E se o IPCA confirmar as expectativas, ele vai começar o ano abaixo do teto, o que permitirá ao Banco Central (BC) seguir reduzindo os juros.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Indicadores

Brasil

IPCA (Dez)
Esperado: 0,34%
Anterior: 0,56%

IPCA (12m)
Esperado: 4,42%
Anterior: 4,62%

Estados Unidos

Pedidos iniciais de seguro-desemprego

Esperado: 221 mil
Anterior: 224 mil

O post Pré-mercado: à espera da inflação de janeiro apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário