O Ibovespa encerrou o pregão desta quarta-feira (3) em alta de 0,10%, cotado a 132.833 pontos, desviando da onda negativa vista no mercado após o Federal Reserve, banco central norte-americano, divulgar a ata de sua última reunião de política monetária, realizada em dezembro.
De acordo com o documento, as autoridades do Fed estavam cada vez mais convencidas de que a inflação estava ficando sob controle, com a diminuição de “riscos altistas” e a crescente preocupação com os danos que uma política monetária “excessivamente restritiva” poderia causar à economia dos Estados Unidos.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Como resultado, “quase todos os participantes indicaram que… uma faixa de meta mais baixa para a taxa básica de juros seria apropriada até o final de 2024”, disse a ata do Federal Reserve, com “vários participantes” destacando o aumento da incerteza sobre por quanto tempo a rigorosa política monetária precisaria ser mantida, dado o progresso alcançado na redução da inflação.
“Algumas” autoridades disseram que sentiam que o Fed estava se aproximando de um ponto em que o banco central poderia enfrentar um “tradeoff” entre seus objetivos duplos de controlar a inflação e manter as taxas de emprego altas — o tipo de sacrifício que as autoridades monetárias esperavam evitar em sua busca por um “pouso suave” do pior surto de inflação em 40 anos. O documento não explicou muito sobre quando os cortes nos juros poderiam começar.
Com a notícia, o dólar encerrou o dia estável, cotado a R$ 4,9150, enquanto os investidores faziam a digestão das novas diretrizes do Fed.
Por aqui, o Ibovespa, que passou boa parte do pregão em queda, conseguiu se recuperar com auxílio da Petrobras (PETR3/PETR4), que registrou ganhos de 3,73% e 3,20%, respectivamente, após os preços do petróleo subirem mais de 3% no dia. As cotações da commodity foram afetadas pela paralisação do principal campo de petróleo da Líbia, que aumentou os receios de que as tensões no Oriente Médio pudessem reduzir o fornecimento global de petróleo
As ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) registraram as maiores altas do dia, com valorização de 8,35%. Do outro lado do índice, os papéis da BRF (BRFS3) tiveram a maior queda do pregão, perdendo 4,6% do seu valor. Ao mesmo tempo, a Azul (AZUL4) se manteve no campo negativo nas negociações do dia, perdendo mais de 3,2% do preço de seus papéis.
O post Ibovespa fecha em alta apoiado pela valorização das ações da Petrobras apareceu primeiro em Forbes Brasil.