Você não é o único que acha os feedbacks de final de ano estressantes. Porém, como todas as outras interações com seu chefe ou com o RH da sua empresa, esse pode ser um momento para mostrar interesse no seu trabalho e brilhar. Fazer perguntas estratégicas demonstra engajamento, comprometimento e desejo de crescimento, além de ser útil para saber onde colocar seu foco no ano que vem.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Essas questões ainda mostram seu comprometimento com o seu crescimento pessoal e profissional, seu interesse no sucesso da equipe e sua disposição em alinhar suas expectativas aos objetivos da empresa. E lembre-se: este feedback tem como objetivo ajudá-lo a fazer o seu trabalho ainda melhor.
Leia também
8 lições de feedback que irão ajudar sua equipe a atingir as metas
O feedback mais difícil da minha carreira
Se você quiser continuar fazendo um bom trabalho em 2024, aqui estão nove perguntas que você pode fazer ao seu chefe neste fim de ano.
1. Quais foram as conquistas mais significativas da nossa equipe neste ano?
Você provavelmente já tem uma ideia de quais foram os maiores sucessos da sua equipe. Mas uma pergunta como essa ajuda a alinhar os seus valores aos de seu chefe, fazendo que você tenha uma noção clara dos objetivos dele.
2. No que posso melhorar?
É muito provável que seu chefe te fale no que melhorar durante o feedback de final de ano. Mas caso ele não aborde isso, é sempre bom perguntar. Isso não apenas mostra que você deseja melhorar, mas também busca se desenvolver ainda mais profissionalmente para chegar às metas do seu chefe e da empresa.
3. Em quais projetos eu me destaquei?
Essa questão vai além de fazer você se sentir bem (embora também faça isso!). Se você perceber no que se destacou, vai compreender melhor seus pontos fortes.
4. Que novas oportunidades há para eu subir de cargo nesta empresa?
É sempre bom indicar que você tem interesse em crescer profissionalmente. Se você souber quais oportunidades podem surgir em 2024, terá uma noção melhor de como desenvolver suas habilidades para se adequar ao novo cargo.
5. Quais são os maiores desafios da nossa equipe para 2024?
Isso permite que seu chefe saiba que você está trabalhando junto a ele e em busca dos mesmos objetivos.
6. O que posso fazer para avançar para a próxima fase da minha carreira?
Diretrizes claras são sempre úteis. Seja se voluntariar para mais projetos, obter certificação em uma nova competência ou interagir mais com outras equipes, obter feedback sobre como se destacar profissionalmente é fundamental.
7. Em quais projetos eu posso contribuir mais?
Se seu chefe lhe der um direcionamento sobre onde ele quer ver mais a sua contribuição, você não apenas saberá como agir quando receber tais atribuições e terá a expectativa de ser conduzido a esses tipos de projetos. Além disso, você terá uma ideia do rumo que a empresa está tomando, o que é sempre útil.
8. Como posso melhorar a minha comunicação?
A comunicação é, muitas vezes, uma habilidade negligenciada. O conselho do seu chefe pode ser mais específico, como prestar mais atenção no seu Slack, ou mais geral, como melhorar o tom dos e-mails que você manda. Não importa o que aconteça, checar como está a sua comunicação é sempre importante.
9. Como posso melhorar a cultura da equipe?
Esta é apenas mais uma indicação ao seu chefe de que você está comprometido com o sucesso da equipe. Uma cultura de equipe positiva e eficiente beneficia a todos.
*Ginny Hogan é colaboradora da Forbes USA. Ela é escritora freelancer de livros e reportagens.
(Traduzido por Gabriela Guido)
O post 9 perguntas para fazer durante o feedback de fim de ano apareceu primeiro em Forbes Brasil.