Com a linha 15, a Apple fez o melhor para tornar o modelo básico suficientemente bom para quem o compra, mas fraco o suficiente para que qualquer pessoa em busca de uma experiência mais aprimorada não hesite em migrar para o modelo mais caro, o iPhone 15 Pro. O mesmo desafio deve ocorrer com a linha 16.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A Apple precisa equilibrar a necessidade de criar uma separação muito destoante entre o iPhone 16 e o iPhone 16 Pro e, ao mesmo tempo, adicionar novos recursos e melhorias ao iPhone 16 para torná-lo uma opção melhor que o iPhone 15. Isso será parcialmente atendido com o “Botão de Ação” do iPhone 15 Pro e 15 Pro Max para o iPhone 16 básico.
Leia também:
iOS 17: Apple lança atualização urgente para todos os usuários do iPhone
Rumo Futuro: Daniela Dantas, da WGSN, discute as tendências que regem a nova ordem do consumo
Drones do Pentágono custam seu peso em ouro
O Botão de Ação do iPhone 16 substituirá o controle físico de mudo por um botão capacitivo. Isso não apenas oferecerá sensibilidade à pressão, mas também poderá permitir que comandos secundários sejam programados para deslizes direcionais no botão.
Os primeiros relatórios sobre o Botão de Ação da linha 16 também destacaram a possibilidade de um Botão de Captura — um botão físico de dois estágios que atuará como um botão de obturador de câmera tradicional, meio-pressionar para travar o foco e pressionar totalmente para tirar a foto. Ao contrário do iPhone 15 Pro e 15 Pro Max, espera-se que o Botão de Captura estreie em toda a linha de iPhones em 2024.
iPhone SE
Outra informação importante que surgiu nos relatórios é que o Botão de Ação também será adicionado ao iPhone SE de 2024. O aparelho de nível intermediário da Apple — astutamente comercializado como o “iPhone barato” dada sua posição na linha de produtos — não é atualizado com tanta frequência quanto a linha principal de telefones. Ainda assim, adicionar o Botão de Ação ao SE sem dúvida faria diferença.
Desde a introdução do nível Pro, houve uma constante tensão para tornar esses aparelhos diferentes, mas ainda essencialmente “Apple”. Nos últimos anos, é possível ver o iPhone básico recebendo muito menos atualizações e melhorias, e menos ênfase e destaque nas apresentações.
Enquanto o iPhone Pro avança, a Apple tem sutilmente limitado o iPhone básico. Esse processo está prestes a continuar com o iPhone 16 e o iPhone 16 Pro.
Em primeiro lugar, temos a tela. A Apple está prestes a usar uma taxa de atualização de 60 Hz para o próximo iPhone. Os correspondentes da Samsung, Galaxy 23, e do Google, Pixel 8, alcançam todas taxas de atualização de 120 Hz. Essas taxas de atualização mais rápidas permitem mais fluidez ao rolar, gráficos aprimorados em jogos e melhor legibilidade. O analista de displays Ross Young não espera que uma taxa de atualização mais rápida alcance os displays do iPhone básico até o final de 2027.
Em seguida, temos a escolha do processador dentro dos iPhones. A Apple tem projetado seu próprio chip há muitos anos. Embora fosse visto como uma virtude ter todos os iPhones – até o iPhone SE – rodando o mesmo sistema no chip, esse momento já passou. Reduzir os ganhos de desempenho nos modelos de iPhone mais baixos é o novo método.
Há uma divisão entre o A16 do iPhone 15 e o A17 Pro do iPhone 15 Pro. O que acontece com os aparelhos de 2024?
Pode ser que a Apple pegue o chipset A17 Pro e nem mesmo o retroceda um ano para o iPhone 16. Pode oferecer o presumivelmente nomeado A17, um chipset rebaixado indicado pela ausência do moniker Pro. Seria uma melhoria em relação ao A16 (e facilmente vendida como tal), mas com um A18 Pro indo para os novos modelos de iPhone Pro, a Apple aumentou, mais uma vez, o fosso de desempenho entre as duas metades da linha 16.
Finalmente, temos a câmera. A fotografia se tornou o campo de batalha entre os fabricantes para provar que têm o melhor hardware e software.
Relatórios da cadeia de suprimentos destacam que o iPhone 16 Pro e 16 Pro Max levarão o zoom óptico para uma lente telefoto de 5x por meio de lentes tetraprismáticas. Não há sinal de que isso chegará ao iPhone 16. Se você quer a melhor câmera, então você precisa do melhor iPhone. As escolhas da Apple mostram que o iPhone 16 não será o melhor iPhone.
O post O desafio da Apple: equilibrar o iPhone 16 com o iPhone 16 Pro apareceu primeiro em Forbes Brasil.