Em períodos de mais calor, é comum que algumas irritações e assaduras apareçam na pele. Elas podem se concentram em áreas do corpo onde há dobras, como virilha, axila e seios. E, nas coxas, esse incômodo pode ser ainda maior, principalmente se as suas se esbarram ou roçam uma na outra ao andar.
Apesar de não se tratar de algo grave, essas assaduras podem trazer bastante desconforto. Pode ocorrer coceira, ardor e, a longo prazo, escurecimento da região.
São várias as razões que podem gerar as irritações e assaduras, desde as mais simples, como a presença de água ou suor no corpo por um tempo prolongado, até certas doenças dermatológicas ou fungos. Veja a seguir o que fazer em cada caso:
Como tratar assaduras e irritações no calor
O tratamento das assaduras e irritações dependerá da causa desses problemas. Mas segundo o Dr. José Roberto Fraga Filho, que é dermatologista e membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, deve-se começar com cuidados gerais.
Enxugar bem as regiões com assaduras após o banho e usar hidratantes, talcos ou até mesmo vaselina são boas medidas nesse sentido. A utilização de roupas leves e de tecidos que absorvam o suor, como o algodão, também.
Essas medidas vão ajudar em qualquer assadura e devem ser o suficiente para tratar daquelas causadas pelo suor e pelo calor. Inclusive, esses cuidados podem ser tomados mesmo sem a presença de assaduras, como algo preventivo.
Agora quando as irritações já apareceram, pode ser necessário também usar cremes cicatrizantes para reparar o tecido machucado.
Visite um dermatologista
Como as assaduras e irritações também podem aparecer por doenças dermatológicas ou por conta de fungos, se essas medidas não ajudarem é preciso procurar um dermatologista. A dermatite atópica, por exemplo, é muito comum e pode ocorrer em períodos de muito calor.
A condição acomete todas as faixas etárias, desde crianças a partir dos 6 meses até adultos. E a dermatite atópica também se manifesta por irritação em áreas de dobras com coceira intensa, podendo em alguns casos acometer o corpo todo.
O tratamento, além dos cuidados gerais, consiste em banhos mornos e rápidos, hidratação intensa e, em casos mais graves, o uso de cremes com corticoides.
Dr. José Roberto ainda cita outra grande causa para as assaduras e irritações nas coxas: aquela gordurinha no lado interno. Esse acúmulo ocorre principalmente em mulheres devido a alterações hormonais, propiciando um maior atrito, coceira e escurecimento da região.
“Nesses casos, além dos cuidados com a pele, deve-se diminuir a gordurinha da região atras de procedimentos como drenagem linfática, Ultrassom Microfocado ou Coolsculpting que é uma criolipólise de última geração”, sugere o dermatologista.