A pitaya é uma exótica fruta que pertence à família cactaceae, e tem sua origem no México. A fruta é escamosa e possui sabor doce e suave. Ela pode ser consumida in natura ou transformada em produtos como geleias, sucos, sorvetes, caldas e doces.
A pitaya é um alimento saboroso que oferece muitas vantagens para a saúde. A fruta é fonte de fibras, vitaminas e minerais que auxiliam em diferentes funções do organismo. Abaixo, a nutricionista Andrea Santamaria explica os benefícios da pitaya na alimentação. Confira!
Benefícios da pitaya
Da família dos cactos, a pitaya é uma fruta de aparência exótica com sabor suave e adocicado, conhecida pelas suas propriedades nutritivas e pelo potencial em dietas de emagrecimento.
A fruta tem baixo teor calórico – 100g da fruta têm, em média, 50 calorias –, além de ser rica em fibras, que ajudam a inibir a fome, e substâncias com ação termogênica, que acelera o metabolismo e a queima de gordura.
Assim, quando aliada a atividade física, a pitaya possibilita a perda de peso e a definição dos grupos musculares. Por isso, ela pode ser uma grande aliada de quem deseja definir o corpo e tonificar os músculos.
Prevenção de doenças
Além disso, a pitaya é rica em polifenóis, flavonoides, betacianinas e vitamina C, que atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes, evitando o dano causado pelos radicais livres às células.
Isso ajuda a prevenir, por exemplo, o desenvolvimento de doenças crônicas, além do envelhecimento precoce da pele. A fruta ainda contribui no controle do diabetes e colesterol, e fortalece o sistema imunológico.
“A pitaya é uma fruta originária da América Central, rica em vitamina C, que contribui para o bom funcionamento do sistema imune, recuperação pós-prática física e regulação hormonal”, garante Andrea.
De acordo com a nutricionista, a pitaya também é fonte de oligossacarídeos presente na sua polpa, que possui características probióticas e que beneficiam o funcionamento do intestino.
“Ainda complementa suas propriedades as vitaminas do complexo B, que tem participação no metabolismo de macronutrientes, no sistema imunológico, na melhora do cabelo, pele e unhas”, finaliza a especialista.
Fonte: Sportlife