O ex-bilionário de criptomoedas Sam Bankman-Fried foi condenado na última quinta-feira (2) por sete acusações de fraude e conspiração. O jovem de 31 anos, que já valeu até US$ 24 bilhões e ocupou o 41º lugar entre os mais ricos dos Estados Unidos, enfrenta uma possível pena de até 110 anos de prisão e a sentença está prevista para 28 de março.
Após a exchange de criptomoedas FTX, de Bankman-Fried, entrar com pedido de falência e fechar em novembro de 2022, a Forbes reduziu a estimativa de sua fortuna para zero.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O titã falido das criptomoedas pode acabar na prisão por mais tempo do que qualquer bilionário na história, dada sua idade e possível sentença, mas certamente não seria o primeiro a ser preso. Pelo menos 11 bilionários ou ex-bilionários já estiveram atrás das grades, com três deles ainda detidos e outro em prisão domiciliar.
A maioria dessas elites criminosas optou por crimes de colarinho branco, que incluem desde a orquestração de amplos casos de fraude até suborno.
Uma exceção é o infame líder do tráfico de drogas mexicano Joaquin Guzman Loera, mais conhecido como El Chapo, que a Forbes considerou bilionário de 2009 a 2012 com base em sua liderança do cartel de Sinaloa, que supostamente era responsável por 25% de todas as drogas contrabandeadas do México para os EUA. Ele está cumprindo prisão perpétua por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Dos 11 abaixo, sete não são mais membros do clube dos bilionários, muitos deles devido a seus crimes. Todas as fortunas líquidas são a partir de sexta-feira, 3 de novembro de 2023.
Conheça os 11 bilionários que já passaram pela prisão
O post Bankman-Fried pode pegar 110 anos de prisão: veja outros bilionários condenados apareceu primeiro em Forbes Brasil.