Quando Emerson Fittipaldi cruzou a linha de chegada em primeiro lugar com sua Lotus preta e dourada no Autódromo de Interlagos, no GP Brasil de Fórmula 1 de 1973, talvez nem o mais otimista torcedor poderia imaginar o tamanho do sucesso brasileiro nessa competição tão exclusiva e global.
Aquela foi a primeira prova oficial do Mundial de Pilotos e Construto[1]res da F1 no país. No ano anterior, a corrida tinha acontecido como teste para homologar a pista. Portanto, o evento completa 50 anos em 2023.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O sucesso de Emerson rapidamente popularizou a F1 no Brasil e abriu as portas para outras conquistas internacionais nos anos seguintes. Em termos de estatística, Alain Prost segue como o maior vencedor da etapa brasileira, com seis conquistas.
Leia mais:
Rolex estreia como title sponsor da F1 no GP de São Paulo
Verstappen alcança Senna e Piquet no “clube do tri” da F1
Conheça os sete brasileiros contratados na F1
Mas o torcedor brasileiro não pode reclamar. Foram seis vitórias com seus campeões mundiais (duas de Emerson, duas de Piquet e duas de Sen[1]na), duas de Felipe Massa (2006 e 2008) e com José Carlos Pace, em 1975. Ele morreu tragicamente em um acidente de helicóptero, mas foi homenageado dando nome ao circuito. Veja quais foram todos os vencedores nesse meio século de história do GP Brasil:
1972 – Prova extraoficial marca a primeira exibição da F1 no Brasil, em Interlagos, vencida pelo argentino Carlos Reutemann.
1973 – Agora é para valer: ano do primeiro GP oficial no Brasil, com vitória de Emerson Fittipaldi.
1974 – Segunda vitória de Emerson Fittipaldi no Brasil, novamente em Interlagos e defendendo a equipe McLaren, com direito a pole position.
1975 – Única vitória de José Carlos Pace na F1. Hoje, o autódromo leva o nome do piloto, que morreu em 1977 em um acidente aéreo.
1976 – Niki Lauda se torna o primeiro europeu a ganhar um GP do Brasil de F1, pela Ferrari.
1977 – Carlos Reutemann vence pela segunda vez em Interlagos. Mas, dessa vez, de forma oficial, contando pontos para o campeonato.
1978 – Argentina novamente na frente: Reutemann vence primeiro GP do Brasil disputado no Rio de Janeiro, em Jacarepaguá. Destaque também para o melhor resultado da história da equipe brasileira Copersucar Fittipaldi, com Emerson Fittipaldi em 2º lugar.
1979 – Etapa brasileira retorna a Interlagos, com Jacques Laffite fazendo pole, vitória e melhor volta.
1980 – Último ano da F1 competindo no antigo circuito de Interlagos, com quase 8 quilômetros de extensão. Vitória de René Arnoux, da Renault.
1981 – F1 volta a ser disputada no Rio de Janeiro, com pole position de Nelson Piquet e vitória de Carlos Reutemann.
1982 – Alain Prost domina corrida em Jacarepaguá, com pole, vitória e melhor volta.
1983 – Nelson Piquet vence pela primeira vez no Brasil, com a Brabham.
1984 – Senna corre seu primeiro GP do Brasil em Jacarepaguá com a Toleman. Prost vence pela segunda vez no Rio.
1985 – Prost ganha mais uma no Brasil.
1986 – Dobradinha brasileira com Nelson Piquet em 1º e Ayrton Senna em 2º. A imagem de ambos dividindo a bandeira brasileira no pódio ficou como emblema do domínio do país na F1.
1987 – Virou rotina: Alain Prost vence a corrida pela escuderia McLaren.
1988 – Prost vence pela quinta e última vez no Rio de Janeiro, em corrida que teve pole position de Senna. O francês já era chamado de “Monsieur Rio”.
1989 – Mansell vence última edição do GP do Brasil no Rio de Janeiro. Senna foi o pole position. Destaque também para o pódio de Maurício Gugelmin com a March, na 3º posição.
1990 – A F1 volta a Interlagos, com circuito repaginado, inclusive com consultoria de Ayrton Senna, que cria o S do Senna. Brasileiro fez a pole, mas Prost vence pela sexta vez no Brasil.
1991 – Ayrton Senna vence pela primeira vez em Interlagos, mesmo tendo apenas a sexta marcha do carro no final da corrida.
1992 – Mansell fica com a vitória em dobradinha da Williams, com Riccardo Patrese em 2º.
1993 – Senna bate as favoritas Williams e vence pela segunda vez no Brasil. Rubens Barrichello faz sua estreia de F1 em Interlagos.
1994 – Michael Schumacher vence pela primeira vez no Brasil, na última corrida de Senna em Interlagos.
1995 – Schumacher triunfa pela segunda vez o GP do Brasil, sem brasileiros campeões do mundo no grid.
1996 – Damon Hill domina GP do Brasil com a Williams.
1997 – Em segundo ano na F1 após título na Fórmula Indy, Jacques Villeneuve vence corrida em Interlagos.
1998 – Mika Hakkinen puxa dobradinha da McLaren em Interlagos, com David Coulthard em 2º lugar.
1999 – Hakkinen domina novamente e ganha pela segunda vez em Interlagos.
2000 – Schumacher volta a vencer em estreia de Barrichello com a Ferrari no GP do Brasil.
2001 – Coulthard vence em corrida marcada por ultrapassagem de Juan Pablo Montoya sobre Schumacher no S do Senna.
2002 – Schumacher vence pela última vez em Interlagos.
2003 – Uma corrida maluca: Giancarlo Fisichella vence com a Jordan debaixo de muita chuva. Barrichello lidera, mas sofre pane seca.
2004 – Montoya vence com a Williams.
2005 – Com a Renault, o espanhol Fernando Alonso se torna o primeiro piloto a conquistar o título mundial em Interlagos.
2006 – Com macacão verde e amarelo em plena Ferrari, Felipe Massa se torna o quarto brasileiro a vencer o GP do Brasil. Alonso fatura o bicampeonato.
2007 – Massa domina a corrida, mas cede vitória para Kimi Raikkonen faturar o título mundial.
2008 – Na decisão mais surpreendente da F1, Felipe Massa vence, mas Lewis Hamilton fatura o título mundial por apenas um ponto com ultrapassagem na última volta.
2009 – Barrichello fatura a última pole de um brasileiro em Interlagos, mas perde o título para Jenson Button. Mark Webber vence.
2010 – Sebastian Vettel vence no Brasil às vésperas de conquistar seu primeiro título mundial.
2011 – Webber vence em despedida de Barrichello da F1.
2012 – Vettel roda na largada, mas se recupera e vence o campeonato em Interlagos em cima de Alonso.
2013 – Vettel vence pela última vez no Brasil com a Red Bull.
2014 – Nico Rosberg ganha pela primeira vez em Interlagos, com campeonato já decidido em favor de Hamilton.
2015 – Rosberg repete a dose e chega em 1º pela segunda vez no Brasil.
2016 – Hamilton fatura o GP do Brasil pela primeira vez na carreira. Massa emociona a todos com sua primeira despedida da F1; ele voltaria no ano seguinte após um anúncio repentino da aposentadoria de Rosberg.
2017 – Vettel triunfa em Interlagos com a Ferrari pela única vez na carreira. Felipe Massa se despede definitivamente do autódromo.
2018 – Já campeão do mundo, Hamilton faz pole e ganha em Interlagos no primeiro GP do Brasil sem pilotos brasileiros no grid.
2019 – Max Verstappen quebra jejum da Red Bull em Interlagos e recebe a bandeirada em 1º lugar.
2021 – Após a ausência em 2020 por causa da pandemia, a F1 volta a Interlagos, agora rebatizado de GP São Paulo. Hamilton tem atuação de gala, vence e levanta bandeira do Brasil como seu ídolo, Ayrton Senna.
2022 – Com pole improvável de Kevin Magnussen, George Russell vence pela primeira vez na F1.
O post Relembre os vencedores dos 50 anos de história da F1 no Brasil apareceu primeiro em Forbes Brasil.