Todo mundo tem mau hálito em algum momento. Ele pode ocorrer enquanto você dorme, por conta do longo período em jejum e do baixo nível de saliva durante o sono. Porém, quando esse incômodo é frequente, é preciso investigar a causa e entender o que pode ser feito para melhorar o problema.
“A falta de uma boa escovação antes de dormir e baixa hidratação, por exemplo, podem piorar a situação, pois os restos de comida presentes entre os dentes e na língua fermentam, aumentando o odor na boca”, explica Dra. Bruna Conde, cirurgiã dentista, sobre algumas das principais razões para o mau hálito persistente.
Outros problemas ligados à área da boca, como acúmulo de placa, cálculo dental, dentes cariados, língua com saburra, cáseos nas amígdalas e inflamações na gengiva, também podem causar o mau hálito. Questões otorrinolaringológicas ou gástricas também provocam o problema, apesar de ser menos comum.
Assim, sempre que estiver com mau hálito persistente, o primeiro pensamento deve ser que haja algum problema ligado à boca ou à limpeza dela. “Porém, quando o acompanhamento com o dentista está em dia e mesmo assim o problema persiste, é hora de procurar uma otorrinolaringologia e um gastroenterologista para que dessa maneira possam avaliar o funcionamento de outros órgãos que colaboram com o surgimento do mau hálito”, esclarece a especialista.
Dicas para evitar o mal hálito
Quer evitar o mau hálito ou melhorá-lo? Siga as dicas a seguir:
Use regularmente o fio dental e raspadores de língua para remover a saburra lingual.
Preste atenção em como anda a qualidade do seu sono, pois isso pode afetar diretamente no hálito
Beba bastante água
Lembre-se de comer alimentos que contribuem para combater o mau hálito. A maçã, cenoura e o pepino, por exemplo, atuam como limpadores dentais principalmente quando consumidos cru. Eles evitam o acúmulo de bactérias causadoras do mau hálito
Caso já esteja com o problema de mau hálito, não deixe de ir ao dentista para entender qual o tratamento mais ideal para você
Fonte: Saúde em Dia e SportLife