De menor aprendiz ao cargo mais estratégico de IA na IBM Brasil

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

Thiago Viola, novo Diretor de Inteligência Artificial, Dados e Automação

Inteligência artificial tornou-se na última década a principal pauta de negócios para a IBM. Assumir a posição responsável pela nova tecnologia em um mercado tão estratégico como o Brasil é algo a ser destacado. Quando o executivo responsável entrou na empresa como menor aprendiz, essa movimentação torna-se ainda mais emblemática. A IBM Brasil anuncia, nesta semana, a chegada de Thiago Viola como Diretor de Inteligência Artificial, Dados e Automação. Viola assume o posto de Marcela Vairo, que foi nomeada vice-presidente de Dados & IA Américas.

Leia também:

Por que o Bradesco testa, mas ainda não usa o ChatGPT

De acordo com pesquisa recente do IBM Institute for Business Value, chamada de The CEO’s guide to generative AI, executivos de TI esperam que os orçamentos de IA generativa para 2023 sejam 3,4 vezes maiores do que o previsto há quatro meses. Além disso, 57% deles afirmam esperar que a IA generativa tenha o maior impacto nas vendas, 40% no desenvolvimento de produtos e 37% no atendimento ao cliente.

Viola iniciou na IBM aos 15 anos como jovem aprendiz. Em 20 anos de carreira, esteve à frente de diversos cargos técnicos e de vendas na organização em Digital, Cloud e IA no Brasil e América Latina e, mais recentemente, estava com a liderança de watsonx, a plataforma de IA generativa da IBM, na América Latina. Ele também é professor de MBA na instituição FIAP, lecionando a disciplina Arquitetura de Cloud e instrutor de IA na Future Dojo com foco em Governança.

5 profissões que serão criadas pela Inteligência Artificial:





“Minha trajetória se conecta muito naturalmente com a IBM, essa empresa global que atua em 170 países e que tem uma essência de conectar todas as suas áreas, trabalhando de forma integrada, com eficiência e agora seguindo nossa principal estratégia de atuação focada em IA e cloud híbrida”, diz Viola. De acordo com o executivo, nessas duas décadas de carreira, ele acompanhou, tanto na área técnica como na gestão estratégica com clientes, as grandes transformações digitais de empresas.

Leia também

Com salários de até R$ 40 mil, IA é a habilidade tecnológica mais buscada pelo mercado
5 profissões que serão criadas pela Inteligência Artificial

“É fundamental no contexto tecnológico que vivemos ter uma base forte e sustentável de como esses dados podem trabalhar para trazer, de fato, melhores resultados aos negócios das empresas. Não por acaso, nossa plataforma de IA generativa lançada este ano, o watsonx, traz um diferencial competitivo ao mercado por trazer a possibilidade de nossos clientes trabalharem seus dados de forma precisa e confiável, criando muitas vantagens competitivas, além de acelerar a responsabilidade, a transparência e a explicabilidade deles”, afirma Viola.

O post De menor aprendiz ao cargo mais estratégico de IA na IBM Brasil apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário