Em recente entrevista, a atriz Claudia Raia contou que sofreu com queda intensa dos fios após o nascimento do seu último filho, Luca. A atriz de 56 anos relatou que perdeu tantos “tufos” que “sentiu uma peruca caindo do seu cabelo”.
Durante a gestação, ocorre o aumento da produção hormonal, que afeta todo o organismo da mulher. Assim, é comum que os cabelos fiquem mais bonitos e caiam menos nesse período. Entretanto, algumas mulheres podem sofrer com uma queda de cabelo no pós-parto, explica a médica especialista em dermatologia, Dra. Lilian Brasileiro.
Esse fenômeno chama-se eflúvio telógeno pós-gestacional e acontece em razão da diminuição acentuada dos hormônios femininos que mantém os cabelos fortes, brilhantes e densos durante a gestação, favorecendo a queda dos fios depois do nascimento do bebê.
“Este quadro pode começar principalmente nos primeiros quatro a seis meses. Há uma baixa dos hormônios femininos no pós-parto e no pós-cesárea pelo próprio estresse do período pós-cirúrgico e muitas vezes em casos em que a paciente não descansa o suficiente, não se alimenta como deveria, além da questão da amamentação”, explica.
Cuidados após o parto
Segundo Lilian, a queda de cabelo pós-parto pode ser resolvido com a utilização de vitaminas para nutrir e fortalecer os fios. A partir do terceiro trimestre podem ser usadas substâncias como biotina, silício, ferro e zinco, além de ácido fólico. Além disso, alguns cuidados tópicos podem ser colocados em prática, como a utilização de loções.
“No consultório, após o nascimento, podem ser usados tratamentos como laser fracionado não ablativo e a técnica de microinfusão de medicamentos, associado também ao HydraFacial Keravive”, revela a médica.
O procedimento, de acordo com ela, “fornece uma limpeza e esfoliação profunda que o paciente não consegue alcançar com lavagens regulares em casa, ao mesmo tempo em que infunde substâncias que nutrem o fio”.