Recentemente me deparei com um vídeo antigo do Jim Rohn, no qual ele começava dizendo a seguinte frase: “Why not you?” – ou seja, “Por que você não?”. Ao longo dessa jornada conduzindo uma empresa de educação e lidando com milhares de empreendedores ao longo dos anos, cheguei numa conclusão clara: o que falta na vasta maioria dos empreendedores, em primeiro lugar, é uma boa mentalidade. No segundo lugar, conhecimento específico e prático.
Muita gente acha que a técnica é o que separa os bem sucedidos do resto, mas não é verdade. Uma qualidade em comum de todos os grandes empreendedores que eu já conheci, é a mentalidade forte, habilidade de comunicação e comportamento. Nenhum deles faz corpo mole para nada, assim como não acreditam que algo seja impossível de ser feito. Não focam a energia no problema, e sim na solução, e sabem comunicar de forma extremamente clara suas mensagens.
Leia também:
10 lições de empreendedorismo para aprender com Isabela Matte
Não tenha sonhos
Vale tudo para vender?
A técnica é sim importante, mas não é o que determina o sucesso empreendedor. O começo de tudo é na cabeça. Se você não acreditar que ser um empreendedor de sucesso é uma possibilidade para você mesmo, então suas atitudes agirão de acordo com essa crença. O ciclo é o seguinte: o que pensamos dita o que sentimos (e vice versa), esses dois ditam no que acreditamos, nossas crenças ditam nossas atitudes e as atitudes ditam a vida que iremos construir. Não ditam de onde viemos ou onde estamos agora, mas para onde iremos.
Eu sei que isso parece meio subjetivo, mas, na prática, é o seguinte: o primeiro passo para conquistar é acreditar que é possível para VOCÊ. Pode procurar os maiores nomes de empreendedorismo, negócios ou qualquer outra área, eles acreditavam que era possível antes de terem qualquer pista que daria certo. Eles visualizavam com a crença de que existia certeza de que ia acontecer, e suas atitudes estavam alinhadas com essa crença.
Então por mais que você não acredite nisso de primeira, quero que só reflita: quais são as crenças que te alimentam hoje? E como essas crenças estão moldando seu comportamento? Você está bem assim, ou quer acreditar em coisas melhores? O futuro hoje parece bom para você, ou você gostaria que ele fosse melhor?
Leia também:
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Empreender é um jogo muito emocional. É aprender a lidar e gerir não só as próprias emoções, mas as emoções de várias outras pessoas diferentes. O que me chama atenção é que quando falamos de empreendedorismo, focamos muito mais nas habilidades técnicas do que na parte emocional… por que isso?
Se você aprende que suas atitudes são um produto da sua mentalidade, ou seja, do seu modelo mental, então fica bem mais fácil de compreender a importância de estudar e se comprometer em aprimorar seu lado emocional para tomar atitudes melhores no seu negócio e na sua vida.
A dica prática então é:
Tome consciência dos seus pensamentos: troque aqueles que te colocam para baixo e que geram emoções negativas, pelos que te motivam a criar, produzir e se sentir bem consigo mesmo
Analise suas crenças atuais: por que você não? Por que o que é bom, na sua cabeça, sempre precisa ficar reservado para o outro? Construa novas crenças que te façam acreditar realmente que você pode
Escreva o que precisa ser feito para que você chegue onde quer. Quais são as atitudes que você precisa tomar hoje para que isso aconteça? O que está ao seu alcance, e como você pode fazer isso da melhor forma possível?
Celebre conquistas e aprenda com os fracassos. Empreender não é uma crescente linear, é feito de altos e baixos, e os altos merecem uma salva de palmas de você para você mesmo, e os fracassos merecem uma análise e aprendizados.
Acredito que esses passos são transformadores para qualquer pessoa. Você pode construir uma vida melhor, e isso começa com você. Eu acho isso reconfortante, me faz me sentir melhor com o futuro, porque o que depende de mim, eu posso realizar.
Viver sabendo que depende de você pode ser um grande peso ou um grande alívio… ou até os dois. É um peso para aqueles que querem o milagre sem fazer a própria parte, e um alívio para aqueles que estão determinados a fazer o que for necessário para construírem a vida que querem ter.
Então refaço aqui a pergunta inicial: Por que você não? O que te impede hoje de construir um futuro melhor? Você está disposto a fazer o que for preciso para superar essa dificuldade e não deixar ela te limitar? Está disposto a escolher suas atitudes com base no que você quer para o futuro, ao invés de deixar sua condição atual, seu conhecimento atual e confiança atual ditarem seu comportamento?
Espero que tenha te ajudado, porque eu tenho certeza que você sim. Só falta você acreditar nisso.
Isabela Matte tem 24 anos, é empreendedora, mãe, escritora, mentora e influenciadora. Criou seu primeiro negócio aos 12 anos. Foi reconhecida no ranking Forbes Under 30 em 2018 e é pós graduada em Filosofia. Dentre suas iniciativas, é fundadora e CEO da Isabela Matte, do IMATIZE e autora do livro O Jovem Digital.
O post Porque você não? apareceu primeiro em Forbes Brasil.