O morango é uma fruta saborosa e nutritiva, famosa em todo o mundo. O alimento, além de ser pouco calórico, é rico em vitaminas e minerais indispensáveis para a nossa saúde, como vitamina A e C, cálcio, potássio, ferro e vários outros. Abaixo, o médico nutrólogo Dr. Fernando Cerqueira destacou alguns dos principais benefícios do morango para o organismo. Confira!
1. Fortalece a imunidade
A fruta ajuda a manter as defesas do organismo e prevenir doenças e infecções. “O morango aumenta a imunidade pois tem betacaroteno, vitamina E, e é rico em vitamina C, substâncias que auxiliam na absorção de ferro dos alimentos ingeridos”, conta Cerqueira.
2. Ajuda a emagrecer
A fruta está entre os alimentos que contribuem para a perda de peso. O médico explica que as substâncias presentes na fruta, “principalmente as proteínas, fibras e gorduras boas, causam efeito de saciedade ao serem consumidas. Com isso, auxiliam na inibição de outros alimentos”.
3. Faz bem para o coração
O alimento é um importante aliado para a prevenção de doenças cardiovasculares. “Devido à presença rica em fibras, a fruta atua no combate à pressão alta e, com isso, também previne a ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC)”, diz o nutrólogo.
4. Previne o envelhecimento
O morango possui algumas propriedades que retardam o envelhecimento precoce da pele. “O efeito antioxidante da fruta também ajuda na questão estética, retardando o envelhecimento da pele e o surgimento de rugas”, conta Cerqueira.
5. Previne o câncer
A fruta tem vitamina C, nutriente que ajuda a evitar o aparecimento de doenças graves. “Ainda há contribuição da vitamina C e do ácido elágico, que segundo pesquisas, quando usados sistematicamente, podem inibir o crescimento de células cancerígenas”, revela.
6. Aumenta a elasticidade da pele
O morango também é essencial para produção de colágeno, que melhora a elasticidade da pele. “A vitamina C também ajuda a evitar a sensação de flacidez do corpo”, diz o especialista.
Atenção ao consumo
Apesar de todos esses benefícios, o morango também possui alto teor de ácido oxálico, que pode ocasionar cálculos nos rins e bexiga. Por isso, o médico nutrólogo orienta ingerir o alimento com moderação. De acordo com ele, o ideal é consumir de duas a três unidades de morangos por dia.
Fonte: Saúde em Dia