O silêncio em torno da menopausa está custando a carreira de mulheres

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read
Getty Images

Falta de conhecimento sobre o tema impede que mulheres reconheçam sintomas da menopausa e busquem apoio

Se antes as pessoas nem tocavam no assunto, a menos que fosse uma brincadeira, a menopausa começa a estar mais e mais em discussão em diferentes ambientes – e até mesmo no mercado de trabalho. Isso é relevante porque muitas mulheres vivem essa experiência num momento em que têm as competências necessárias para assumir papéis de liderança.

Mas a fase de transição, a perimenopausa, que pode começar anos antes da menopausa propriamente dita, traz mudanças hormonais no corpo feminino que dá início a uma gama de sintomas, desde os inconvenientes ciclos menstruais irregulares e ondas de calor até desafios fisiológicos, mentais e psicológicos que perturbam a vida, incluindo problemas de sono, sexo doloroso, distúrbios de humor e problemas de memória ou “névoas mentais”.

Leia também:

20% das mulheres consideram sair ou saem do emprego por causa da menopausa
Startup busca fatia no bilionário mercado da menopausa
Revolução da menopausa: mercado para mulheres 45+ é de US$ 600 bilhões

E esse conjunto de sintomas pode durar de dois a dez anos. Para algumas mulheres, a experiência da perimenopausa é devastadora. Elas vivem uma sobrecarga e se veem incapazes de lidar com o estresse que antes costumavam gerenciar com mais tranquilidade. Essa fase – e especialmente a falta de conhecimento sobre ela – faz com que muitas mulheres deixem seus empregos, logo no momento em que várias delas estão saindo da fase de criação dos filhos e finalmente podem focar nas suas carreiras.

A boa notícia é que existem tratamentos poderosos, incluindo terapia hormonal, disponíveis para aliviar os sintomas. No entanto, mais de 70% das mulheres não tratam os seus sintomas. Falta de conscientização entre médicos e pacientes e desinformação sobre os riscos da terapia hormonal e o estigma tornam mais difícil do que deveria ser para as mulheres obterem o tratamento que pode fazer toda a diferença. Então temos que falar e continuar falando sobre.

Quebrando o silêncio sobre a menopausa




Com o amadurecimento da população, as empresas e organizações precisam manter suas líderes experientes. Menos de 25% dos executivos no C-Level são mulheres, e muitos deles estão nos seus cinquenta anos. Se quisermos aumentar a proporção das mulheres na liderança, precisamos responder às suas necessidades de cuidados de saúde. Conversas honestas que ajudem as mulheres a ter acesso ao tratamento, a compartilhar informações e apoio e a abandonar o estigma dessa experiência natural permitirão às mulheres navegar nesta transição sem perder o ritmo.

*Hanna Hart é colaboradora da Forbes USA. Ela é consultora executiva com 15 anos de experiência em negócios, tecnologia, direito, Ongs e outras organizações. Ajuda líderes a se entenderem melhor, a superarem seus medos e a melhorarem seu desempenho e impacto.

(traduzido por Fernanda de Almeida)

O post O silêncio em torno da menopausa está custando a carreira de mulheres apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário