5 pontos cruciais na disputa de chips entre China e EUA

  • Post author:
  • Reading time:2 mins read
Forbes Brasil

A situação delicada entre China e EUA faz do termo “Guerra dos Chips” adequado o suficiente para sintetizar o que está acontecendo no momento

Os semicondutores, objetos responsáveis por conduzir correntes elétricas, popularmente conhecidos como “chips“,  estão praticamente em todas as etapas do cotidiano cada vez mais digital. No entanto, uma sequência de crises na produção desde 2020 preocupa o mercado internacional. Dentre os segmentos diretamente atingidos pela crise dos chips estão hospitais, indústria automotiva, produtos eletrônicos em geral e até mesmo a construção civil.

Leia também:

De carros a hospitais: como a Nvidia dominou o mercado de chips
As 10 empresas de chips mais valiosas do mundo em 2023
Exclusivo: presidente da Nvidia Brasil fala sobre os rumos da IA no país

É nesse contexto, de escassez global, que a disputa para conquistar a soberania da indústria de semicondutores aumentou a rivalidade entre China e Estados Unidos. Recentemente, até a cidade de Taiwan, sede da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSCM), maior produtora de semicondutores do mundo, se tornou alvo de especulações geopolíticas devido a sua importância para a fabricação dos dispositivos. O assunto, inclusive, virou tema de livro: “Guerra dos Chips”, de Chris Miller. Segundo o autor, a disputa entre os dois países pode tornar-se um tema militar até 2027.

Veja na galeria a seguir 5 pontos cruciais na “Guerra dos Chips”:





O post 5 pontos cruciais na disputa de chips entre China e EUA apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário