Nos últimos tempos, as mulheres têm assumido cada vez mais a beleza dos seus cabelos cacheados. Mas para ter cachos sempre definidos e saudáveis é preciso adotar cuidados específicos com eles.
“Eu diria que cuidar de um cabelo cacheado requer um pouco mais de dedicação até você entender que a dinâmica é completamente diferente. Mas, depois que você entende como o seu cabelo funciona, não tem mistério”, defende a hair stylist Tamara Zavareze.
Principais cuidados
De acordo com a profissional, a principal diferença entre os cabelos lisos e cacheados são as particularidades de ambos. Por terem uma espessura de médio a grosso, os cachos costumam ser mais ressecados.
“Isso acontece porque a estrutura física em forma de elipses não permite que a oleosidade da raiz transite para as pontas, com isso é interessante não lavar os fios todos os dias”, esclarece. Além disso, eles só devem ser penteados enquanto estão molhados. “Deve-se evitar pentear os fios a seco, porque desse modo se estraga a definição”, alerta a especialista do salão Fil Hair & Experience.
Para prevenir o ressecamento, Tamara recomenda manter uma rotina de nutrição toda semana. “Ajuda muito caso a pessoa durma com touca de cetim ou ter a fronha do travesseiro nesse mesmo tecido, porque você suaviza o atrito dos fios enquanto dorme e preserva por mais tempo a finalização”, explica.
Outra dica é não dormir em cima dos cabelos, colocá-los para fora do travesseiro ou prender com uma borrachinha bem larga e bem solta no alto da cabeça. “Quanto menos atrito, menos frizz e mais tempo dura nossa finalização”, orienta a hair stylist, que também recomenda evitar o uso de elásticos de cabelo, pois eles ajudam a arrebentar os fios.
Como fazer a finalização?
A hair stylist conta que o primeiro passo é descobrir os produtos que funcionam nos seus cabelos. Segundo ela, aplicar leave-in com os fios bem molhados ajuda na definição dos cachos e economiza na quantidade de produto.
“Entender como cada produto funciona e a hora certa de aplicar nos fios também é importante, às vezes você tem um ótimo produtos em mãos mas peca na quantidade ou na hora da aplicação”, pontua.
Zavareze ressalta que em caso de uso de difusor, não é recomendado usá-lo para secar os fios 100%. “Porque dependendo do cabelo faz frizz. Gosto de secar uns 70% e deixar que o restante seque naturalmente”, comenta.
Cachos tingidos
A especialista afirma que nesses casos em que a cacheada também possui o cabelo tingido, aumenta a necessidade de tratamento e os cuidados devem ser redobrados. Um deles é aplicar algum creme nos fios antes de lavá-los para impedir que o shampoo retire a cor e resseque os fios.
Além disso, é extremamente importante evitar lavar os cabelos cacheados com água muito quente, pois além de ressecar os fios, desbotam os pigmentos. “Sempre que possível, evitar mar e piscina ou preparar os fios antes de curtir”, aconselha.