Basta o tempo começar a ficar mais seco que os olhos já começam a coçar e causar incômodo. Esse ressecamento pode causar doenças oculares, pois as lágrima e as glândulas de gordura em volta dos cílios são alteradas nesse clima.
Com o ar seco, as micropartículas também ficam mais tempo suspensas no ar. Isso facilita o contato com as mucosas e, por sua vez, a manifestação de alergias. “Muitas pessoas manifestam alergias oculares e em tempos de estiagem é comum aparecerem os casos de conjuntivites alérgicas”, conta Dr. Hallim Féres Neto, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
Outro problema que pode surgir durante esta temporada é a síndrome do olho seco. Seus sintomas são: ardência, coceira e visão borrada que melhora ao piscar, além de desconfortos após assistir à televisão, ler ou usar o computador.
“O poder de lubrificação do olho diminui. Por isso, aparece um número maior de pacientes com olho seco nessa época. Mas é claro que existem pessoas com maior ou menor predisposição a desenvolver a doença. Geralmente, quem tem alergias tem olho seco, mas não necessariamente quem tem olho seco tem alergias”, ressalta o oftalmologista.
Muitos desses problemas oculares trazem como um de seus sintomas a coceira, no entanto, a coceira pode levar a uma piora da situação. “O ato de coçar os olhos pode ser muito prejudicial, levando inclusive a algumas doenças mais graves, como o ceratocone. Além disso, é importante ressaltar que os olhos podem ser portas de entrada para vírus. Assim, é fundamental evitar coçar os olhos”, ressalta Dr. Hallim.
Como evitar problemas nos olhos no clima seco
Veja a seguir algumas dicas do especialista para ter menos problemas e incômodos nos olhos nesse tempo mais seco:
Atenção com a limpeza dos ambientes: troque a vassoura e o espanador por pano úmido e aspirador, para não levantar poeira;
Use colírios lubrificantes sem conservantes sempre que tiver vontade de coçar os olhos;
Se não tiver colírios, pode fazer uma compressa com água fria, ou até mesmo lavar o rosto na pia;
Se precisar colocar a mão nos olhos, lembrar de lavá-las muito bem antes. Mãos sujas vão levar mais alérgenos para os olhos e piorar a situação;
Use maquiagem de boa procedência e mantenha tudo sempre limpo. Também não compartilhe lápis, rímel e pincéis com ninguém!
Lembre-se de remover a maquiagem antes de dormir;
Se nada disso resolver, não espere piorar: procure logo o seu oftalmologista.