Uma pesquisa interessante feita recentemente pelo Datafolha mostrou haver um descompasso entre sintomas de saúde mental empobrecida e como os brasileiros avaliam a sua saúde mental. Enquanto 3 em cada 10 dizem se sentir ansiosos, com problemas com o sono e com a alimentação, 7 em cada 10 consideram a sua saúde mental ótima.
Por que isso? A verdade é que nos acostumamos a viver com essas rachaduras em nossa saúde mental e nos adaptamos a elas. É como se custar para dormir já fizesse parte da vida.
Leia também:
Quanto mais exercício, menos remédio
Autocuidado no ambiente de trabalho é como atividade física: sem disciplina, não praticamos
Por que no Brasil leva-se tanto tempo para se ter um diagnóstico de transtorno mental?
De fato, é possível viver com essas ranhuras. Deve-se, entretanto, acender o sinal de alerta quando algum desses problemas começa a atrapalhar a dinâmica no trabalho ou as relações familiares e sociais, quando alguma questão de saúde mental causa dor ou desconforto psíquico, fazendo sofrer.
Muitos problemas de saúde mental são caracterizados por alterações em rotinas do dia a dia, em mudanças de comportamento ou na personalidade, no estilo de alguém; ou, ainda, em padrões de pensamento, sentimentos.
Estes são alguns sinais que devem acender em você um sinal amarelo:
Sono – você sempre dormiu bem e agora passa a sofrer para pegar no sono ou acorda uma ou mais vezes durante à noite. Ou, ao contrário, sempre teve um sono mais leve e passa a ficar o dia dormindo. Não vale uma ou duas noites mal dormidas, lógico. Esse padrão alterado deve se repetir por semanas;
Personalidade/estilo – esteja atento a se você, ou alguém que você conhece, passa a, de uma hora para outra, ficar irritado, mal-humorado ao ponto de atrapalhar o convívio com quem está ao redor;
Peso – outra das mudanças que indicam uma piora de saúde mental. De repente, você passa a ganhar peso, muito peso, e esse ganho não se deve a nenhum problema de saúde. Ou, passa a perder peso de maneira considerável;
Relacionamentos ou relações sociais – um alerta importante é se você sempre se relacionou bem com outras pessoas, gostava do convívio social, e passa a se isolar, fugir do contato com amigos e conhecidos. Outro indício é se você tem uma relação com alguém e passa a querer mais e mais relações com outras pessoas;
Consumo de álcool – subitamente, você começa a pegar “pesado” no álcool. Este é um sinal sutil, porque geralmente as primeiras pessoas a notarem isso são seus familiares ou amigos e não você. Junto com o consumo mais considerável de bebidas, surgem irritabilidade, agressividade (primeiro verbal, depois física), acidentes (domésticos ou no trabalho).
Ainda que você acredite que tem uma boa saúde mental, se tiver algum desses sintomas, ou vários, procure um especialista. Junto com você, ele poderá avaliar o quanto essas alterações estão impactando a sua vida e as suas relações e, se for o caso, propor uma forma de tratar isso.
Dr. Arthur Guerra é professor da Faculdade de Medicina da USP, da Faculdade de Medicina do ABC e cofundador da Caliandra Saúde Mental.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.
O post Saúde mental: 5 sinais de que devem acender um sinal amarelo em você apareceu primeiro em Forbes Brasil.