Bloqueado no Brasil, ICQ está mais presente no dia a dia do que você imagina

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

O ICQ foi bloqueado no Brasil a pedido da Justiça de Brasília

Você se lembra do ICQ? Talvez essa pergunta não faça sentido para a Geração Z, mas para aquelas pessoas que pegaram o início da internet, o aplicativo de mensagens é nostalgia pura. Nos últimos dias, a plataforma ficou em evidência após a Justiça do Distrito Federal solicitar o bloqueio em função da disseminação de conteúdo impróprio e pornografia infantil.

Leia também:

WhatsApp Business Summit reúne empresários durante evento em São Paulo
Veja quais são as atualizações anunciadas pelo WhatsApp
WhatsApp lança recurso de organizador de grupos Comunidades

Muitas pessoas, que se depararam com a notícia, estranharam o fato de o ICQ ainda existir. De fato, ele existe. Criado em 1996, o app teve seu auge na década de 1990, com mais de 100 milhões de usuários, e em 2011 foi comprado pela russa Mail.ru Agent por US$ 188 milhões. Atualmente, a estimativa é que a rede tenha 1,5 milhão de usuários em todo o mundo e presença relevante no Brasil. Muito além dos desafios vividos atualmente, principalmente de segurança, o ICQ desempenhou um papel importante ao ser considerado o “pai” dos aplicativos de mensagens, entre eles, o WhatsApp.

Cinco contribuições do ICQ para as trocas de mensagens na atualidade:





 

“O ICQ foi um dos primeiros programas a permitir que os usuários trocassem mensagens de texto em tempo real com seus contatos na internet. Isso revolucionou a forma como as pessoas se comunicavam online e pavimentou o caminho para o desenvolvimento de outras plataformas de mensagens instantâneas”, lembra Rogério Athayde, CTO da keeggo, consultoria de tecnologia. De acordo com Athayde, a plataforma também introduziu recursos inovadores na época, como mensagens offline, notificações de mensagem recebida, histórico de conversas e a capacidade de enviar arquivos diretamente através do programa.

Leia também:

WhatsApp Business Summit reúne empresários durante evento em São Paulo
Veja quais são as atualizações anunciadas pelo WhatsApp
WhatsApp lança recurso de organizador de grupos Comunidades

Fabiano Miranda, CEO e fundador da SoulPrime, explica que o ICQ foi um dos primeiros a se aventurar nos dispositivos móveis, “dando um empurrãozinho para que as pessoas se comunicassem enquanto estavam em movimento, mesmo os aparelhos da época não ajudando muito na conexão, eles foram visionários. Hoje em dia, apps como WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram dominam o jogo das mensagens instantâneas. Mas, o ICQ foi a semente dessa revolução. Ele merece seu lugar especial na história da internet.”

O post Bloqueado no Brasil, ICQ está mais presente no dia a dia do que você imagina apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário