As sobrancelhas são um elemento importante do rosto e podem fazer toda a diferença na aparência de uma pessoa. Porém, a prática de tirar e descolorir as sobrancelhas podem ser prejudiciais à saúde.
Isso mesmo! A tendência crescente de deixar as sobrancelhas imperceptíveis ou descoloridas tem chamado a atenção de especialistas. Os profissionais alertam sobre possíveis riscos à saúde ocular e capilar associados a essas práticas.
A professora Domane Ribeiro, do Instituto Estúdio Mais, destaca que as sobrancelhas têm uma função essencial na proteção dos olhos. Isso porque elas impedem a entrada de suor e outras impurezas, dificultando o contato com microorganismos.
“Remover completamente os pelos das sobrancelhas pode comprometer essa função de proteção e não é recomendado para a saúde ocular”, adverte a profissional da rede de clínicas de medicina e estética.
Riscos e cuidados ao descolorir as sobrancelhas
Além da remoção completa dos pelos das sobrancelhas, a descoloração dos pelos também pode danificar a região e provocar problemas irreversíveis.
De acordo com a especialista, “quando os pelos são descoloridos, as moléculas sob estresse podem levar a ressecamento, queda ou quebra dos pelos, com danos que podem ser irreparáveis.”
Portanto, se você tem a pele sensível, é melhor evitar esse tipo de procedimento, uma vez que os produtos podem irritar a pele, provocando vermelhidão e coceira. Ou, ainda, reações alérgicas, causando eczemas ou urticárias.
Por isso, antes de descolorir as sobrancelhas, é extremamente importante realizar um teste de compatibilidade, pois assim você consegue descobrir se se tem alguma sensibilidade aos compostos do descolorante.
O processo é similar ao que fazemos com as mechas dos cabelos e pelinhos dos braços e pernas. Ou seja, basta aplicar o produto em alguma área menos sensível próxima ao rosto e observar se há reação à substância. Em caso de irritação, procure imediatamente ajuda médica.