5 passos para ensinar a geração Z a se adequar ao ambiente corporativo

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

Empresas estão percebendo uma falta de habilidades interpessoais nos jovens da geração Z, que entram agora no mercado de trabalho

Quem está se formando na faculdade este ano faz parte do grupo que foi afetado pela pandemia da Covid-19 durante toda a sua experiência universitária, do primeiro ao último ano. Embora a vida estudantil tradicional oferecesse oportunidades para desenvolver habilidades interpessoais em grupos esportivos ou de estudo, essa turma teve uma experiência universitária muito diferente das anteriores. E, por conta do isolamento social, isso não ajudou essa geração a desenvolver habilidades interpessoais que acabam sendo valiosas no ambiente de trabalho.

Como possível resultado da pandemia, as empresas estão percebendo certas deficiências nos jovens que entram no mercado de trabalho quando se trata de trabalho em equipe, comunicação e liderança – competências muitas vezes aprendidas na troca presencial com outros funcionários ou colegas de classe. Falta conhecimento sobre temas que parecem até mais básicos, como saber se vestir em um ambiente profissional.

Leia também

Você é mais produtivo trabalhando em casa? Veja o que diz novo estudo
Gen Z: a geração que não quer o topo chega à liderança
3 habilidades que vão fazer você se destacar na era da inteligência artificial

Veja 5 maneiras de ajudar a geração Z no mercado de trabalho:





Isso deixa os recrutadores em uma posição difícil: de um lado, as empresas querem as competências que os jovens profissionais podem oferecer, mas, de outro, ainda existem certas coisas que só se pega no ar trabalhando no escritório, e que os atuais (e futuros) ingressantes do mercado de trabalho podem não aprender até que iniciem suas carreiras de fato.

Em um momento inédito no mundo corporativo, as diferentes gerações estão atuando junto dentro das empresas. A geração Z está entrando agora, enquanto algumas pessoas da Geração Silenciosa (nascidas em meados da década de 1940) ainda estão trabalhando.

As empresas com visão de futuro estão trabalhando para se adaptar aos novos tempos e abordar essa lacuna de conhecimento da geração Z, instituindo programas de treinamento de habilidades interpessoais, que ensinam como lidar com as dinâmicas de ambientes de trabalho. O foco no ambiente multigeracional deve ser prioridade para os líderes hoje, assim como a atenção a essa nova geração, que traz um novo conjunto de prioridades e necessidades e que, eventualmente, será dominante no mercado.

*Ashley Stahl é colaboradora da Forbes USA. Ela é consultora de carreira, palestrante, apresentadora de podcast (You Turn Podcast) e autora. Ela também é fundadora da CAKE Media, empresa de comunicação voltada a ghostwriters, copywriters e publicitários que ajuda outras companhias e influenciadores a expandir sua atuação online.

(Traduzido por Gabriela Guido)

O post 5 passos para ensinar a geração Z a se adequar ao ambiente corporativo apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário